SóProvas


ID
2511400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A4BBB


      Conversamos com especialistas de Portugal e do Brasil para saber como está a situação, e quais são as dificuldades, do ensino da língua portuguesa. Quanto aos desafios, os docentes concordam em um ponto: a forma de ensinar a língua portuguesa deveria ser modificada.

      O professor doutor José Fiorin, da Universidade de São Paulo, acredita que o conteúdo não pode nem deve ser entendido como algo isolado, pois precisa fazer parte de um todo. “Não formamos leitores com proficiência, gente que seja capaz de produzir, e ler, textos claros e concisos. Hoje o ensino está voltado para a descrição da língua. O professor se contenta, em suas aulas, em explicar a gramática, explicar o que é análise sintática, sintaxe etc.”, conta.

      Segundo a professora doutora Luísa Marinho Paolinelli, da Universidade da Madeira, em Portugal, a união de gramática e literatura, em seu país, afasta o aluno de ambas as disciplinas e dificulta o ensino. “Em minha opinião pessoal, acredito que ganharíamos se separássemos o estudo da língua portuguesa do estudo do texto literário. A ideia de partir do texto artístico para aprender a sintaxe, a morfologia etc. tem duas consequências nefastas: o aluno não gosta de gramática e o aluno não gosta de literatura. A língua é comunicação e a literatura é um dos muitos usos da língua.”

Revista Giz. 25/maio/2012. Internet: <http://revistagiz.sinprosp.org.br>  (com adaptações).

O propósito do autor do texto 10A4BBB é

Alternativas
Comentários
  • Letra (C)

    Embora não tinha conhecimento prévio do termo lusófonos, fui forçado a marcar a letra C, tendo em vista que os demais itens destoaram muito do comando da questão.

     

    Nove países em quatro continentes diferentes: esse é o mundo lusófono, que apesar das diferenças culturais, partilha um mesmo idioma.

    Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/mundo-lusofono.html

  • Letra C.

     

    Resposta na primeira linha do texto: "Conversamos com especialistas de Portugal e do Brasil para saber como está a situação, e quais são as dificuldades, do ensino da língua portuguesa".

     

    Extra: Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. 

  • A) ERRADA. HÁ UM EXEMPLO DE COMO A LÍNGUA PORTUGUESA É ESTUDADA EM CADA PAÍS.
    B) ERRADA. NÃO HÁ ARGUMENTAÇÃO A FAVOR DA GRAMÁTICA. NO BRASIL, CONFORME JOSÉ FIORIN, O ENSINO VOLTADO PARA A GRAMÁTICA - DESCRIÇÃO DA LÍNGUA - CAUSA UMA DEFICIÊNCIA DE LEITORES.
    C) CORRETA. PARA A PORTUGUESA, O TEXTO LITERÁRIO DEVERIA SER ESTUDADO DE FORMA SEPARADA DA LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA. A CONSEQUENCIA DO ENSINO CONJUNTO É: O ALUNO ACABA POR NÃO GOSTAR DE NENHUMA DAS DUAS MATÉRIAS. PARA O BRASILEIRO, POR OUTRA, A LÍNGUA DEVERIA ENVOLVER TANTO OS TEXTOS COMO A PARTE GRAMATICAL. A CONSEQUÊNCIA DO FOCO NA GRAMÁTICA É: NÃO FORMAR LEITORES PROFICIENTES.
    D) ERRADA. NÃO HÁ ESSA RELAÇÃO DE SUPERIORIDADE. O TEXTO ABORDA APENAS AS FORMAS COMO A LÍNGUA PORTUGUESA É TRATADA NOS PAÍSES.
    E) ERRADA. NÃO HÁ ARGUMENTAÇÃO EM FAVOR DE REFORMAS.

  • Como uma prova pra professor de Português pode ser mais fácil que a de delegado? O cebraspe faz provas de acordo com salário, só pode, salário mais alto, mais difícil é a prova.....