SóProvas


ID
2511523
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quais são as formas de controle, previstas em lei, que fazem parte do ciclo orçamentário?

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64

    CAPÍTULO II

    Do Contrôle Interno

    Art. 76. O Poder Executivo exercerá os três tipos de contrôle a que se refere o artigo 75, sem prejuízo das atribuições do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.

    Art. 77. A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será prévia, concomitante e subseqüente.

    Para mim, seria a alternativa c).

  • LRF 4.320/64

     

    Controle Interno

    Art. 76. O Poder Executivo exercerá os três tipos de controle a que se refere o artigo 75, sem prejuízo das atribuições do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.

    Art. 75. O controle da execução orçamentária compreenderá; 
    I - a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações;
    II - a fidelidade funcional dos agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos;
    III - o cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços

    Art. 77. A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será prévia, concomitante e subsequente.
    Art. 78. Além da prestação ou tomada de contas anual, quando instituída em lei, ou por fim de gestão, poderá haver, a qualquer tempo, levantamento, prestação ou tomada de contas de todos os responsáveis por bens ou valores públicos.

     

    Controle Externo

    Art. 81. O controle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.

    Art. 82. O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.
    § 1º As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.
    § 2º Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer.

     

    Controle Social

    LRF

    Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

    § 1o   A transparência será assegurada também mediante: 

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;

    II - liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;

    III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União.

     

     

  • GABARITO:A


    Controle da Administração Pública é a faculdade de vigilância, orientação e correção que UM PODER, ÓRGÃO OU AUTORIDADE exerce sobre a conduta funcional de outro. 
     

    • CONTROLE INTERNO: é todo aquele realizado pela entidade ou órgão responsável pela atividade controlada, no âmbito da própria administração. 

    - exercido de forma integrada entre os Poderes 

    - responsabilidade solidária dos responsáveis pelo controle interno, quando deixarem de dar ciência ao TCU de qualquer irregularidade ou ilegalidade. 

    • CONTROLE EXTERNO: ocorre quando o órgão fiscalizador se situa em Administração DIVERSA daquela de onde a conduta administrativa se originou. 

    - controle do Judiciário sobre os atos do Executivo em ações judiciais; 

    - sustação de ato normativo do Poder Executivo pelo Legislativo; 
     

    • CONTROLE EXTERNO POPULAR: As contas dos Municípios ficarão, durante 60 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. 

  • Art 76, CF - Verificação da legalidade: dos atos de execução orçamentária será : prévia. concomitante e subsequente.

    diferente de formas de controle, que são:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Art 74,§ 2º - Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas

  • É complicado, esse é o tipo de questão que a banca escolhe a resposta que mais lhe convém. Se marca controle social ela diz q não tá prevista em lei com esse nome, se marca só controle interno e externo aí diz que falta o social.
  • De acordo com a Constituição Federal, o ciclo orçamentário tem oito etapas:
    1 – Elaboração do PPA;
    2 – Apreciação do PPA;
    3 – Elaboração da LDO;
    4 – Apreciação da LDO;
    5 – Elaboração e planejamento do orçamento;
    6 – Discussão do orçamento;
    7 – Execução do orçamento; e
    8 – Avalia e controla o orçamento.


    ElaOoração das Propostas/Planejamento.
    • Fixação da meta fscal;
    • Projeção das receitas;
    • Projeção das despesas obrigatórias; e
    • Apuração das despesas discricionárias.
     

     O acompanhamento e o monitoramento do orçamento é a maneira mais tradicional de realizar o controle social sobre os atos do Poder Executivo;  Esse controle da execução orçamentária pode ser utilizado tanto pela Sociedade, quanto pelos órgãos de Controle Interno e Externo;

     O controle interno é realizado pelos órgãos do próprio Poder Público, como órgãos de auditoria interna ou contabilidade, que cuidam para que todo o processamento da receita e despesa respeite as leis existentes;

     O controle externo, que tem o objetivo de verificar a legalidade das contas públicas é exercido pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas.

  • Letra A. Questão maldosa!

     

    Compreendo o questionamento da Joadi Lacerda, mas a questão está correta e não é trivial. A dica nesse caso, em que há várias alternativas com respostas específicas (letras C, D e E), cabe ao candidato buscar a resposta mais genérica e que abranja todas as alternativas específicas. É o caso da letra A que aglutinou todas as outras opções. 

  • falou em controle social lembrei do CORONÉ SARDINHA TIRO GOMES

  • Só rindo mesmo.

  • Quais são as formas de controle, previstas em lei, que fazem parte do ciclo orçamentário?


    Controle interno: Lei 4320/64, arts. 76 a 80;

    Controle Externo: Lei 4320/64, arts. 81 e 82;

    Controle social: Lei Complementar 101/2000, art. 48.


    Portando, resposta LETRA A.


    @juniortelesoficial

  • esse é o tipo de questão q ninguém aprende com o erro, q não nos dá nenhuma segurança em usarmos a resposta dessa questão como gabarito de questões futuras. Esse é o tipo de questão q o QC poderia excluir sem problemas...

  • Estas "Malditas bancas" adoram "brincar" com: forma, tipo, momento do controle e por aí vai......

    Vamo que vamo.....

  • Gab. A

    a- quanto a extensão, completa - tem na CF, 4320, LRF...

    b- ?

    c- quanto ao momento

    d- quanto ao órgão/poder que exerce

    e- quanto a extensão, incompleta