SóProvas


ID
2512084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A diversidade cultural brasileira é alvo de inúmeros estudos e, cada vez mais, conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm-se configurado como uma preocupação e um desafio premente para aqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã e para as instâncias envolvidas nesse processo.


Considerando-se a articulação desses conceitos à formação de professores, é correto afirmar que a educação continuada

Alternativas
Comentários
  • Correta: 

    letra a) é um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto.

  •  a) é um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto. (CORRETO)

     b) representa a única intervenção necessária para aquelas escolas desprovidas de cultura responsiva no que concerne à diversidade étnica.

     c) é a principal estratégia de governança pública para implementar a política educacional de inclusão à diversidade.

     d) é o dispositivo adequado para que gestores de escola reconheçam as lacunas de formação de seus profissionais.

     e) possibilita boas discussões sobre multiculturalismo e diversidade, no entanto, não visa capacitar o profissional em sala de aula.

     

    Segundo Canen e Xavier (2011, p. 641), "a formação de professores, seja ela inicial ou continuada, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre essas questões, como para a criação e a implementação de proposições que possibilitem vislumbrar novos caminhos e avanços no que tange ao trato da diversidade cultural no contexto escolar".

    CANEN, A. XAVIER, G. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação. V. 16, n. 48. set.-dez. 2011. p. 641 - 813.

    In: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a07.pdf  Acesso em: 27 de maio de 2018.