SóProvas


ID
2512255
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmações a seguir.


( ) Numa máquina de Carnot, o calor retirado da fonte quente e o rejeitado à fonte fria são proporcionais às suas temperaturas absolutas.

( ) As máquinas térmicas que operam segundo o ciclo de Carnot são máquinas que jamais conseguem atingir o limite máximo da conversão de calor em trabalho.


Assinale a alternativa que indica a classificação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de Carnot é conhecido por atingir o máximo rendimento na conversão de calor em trabalho 

  • ( V ) Numa máquina de Carnot, o calor retirado da fonte quente e o rejeitado à fonte fria são proporcionais às suas temperaturas absolutas.

    ( F ) As máquinas térmicas que operam segundo o ciclo de Carnot são máquinas que jamais conseguem atingir o limite máximo da conversão de calor em trabalho.

    O propósito de qualquer motor é transformar o máximo possível de energia extraída em trabalho. O motor de Carnot (ou seja, o motor de uma máquina térmica que opera no Ciclo de Carnot) necessariamente possui eficiência térmica menor que a unidade – ou seja, essa eficiência térmica é menor que 100%. Isto mostra que apenas parte da energia extraída em forma de calor de um reservatório de alta temperatura está disponível para realizar trabalho. O resto é liberado para o reservatório de baixa temperatura.

     

    Ciclo de Carnot é o ciclo executado pela máquina de Carnot, idealizada pelo engenheiro francês Carnot. É composto por duas transformações isotérmicas e duas transformações adiabáticas alternadamente, permite menor perda de energia (Calor) para o meio externo (fonte fria).

    O rendimento da máquina de Carnot é o máximo que uma máquina térmica trabalhando entre dadas temperaturas da fonte quente e da fonte fria pode ter (Mas o rendimento nunca chega a 100%).

    O ciclo de Carnot pode ser descrito pelas seguintes etapas:

    1- O gás sofre uma transformação isotérmica. Se expande e absorve a quantidade de calor Q1 de uma fonte quente à temperatura T1.

    2- Após a transformação isotérmica, o gás sofre uma transformação adiabática (sem trocas de calor com o meio). Como se expande adiabaticamente, sua temperatura cai para um valor T2.

    3- Em seguida, o gás sofre uma compressão isotérmica e libera uma quantidade de calor Q2 para a fonte fria à temperatura T2.

    4- Finalmente, retorna a condição inicial após sofrer uma compressão adiabática.

     

    fonte: http://educacao.globo.com/fisica/assunto/termica/transformacoes-ciclicas-e-maquinas-termicas.html

  • Enunciado 1) Numa máquina de Carnot, o calor retirado da fonte quente e o rejeitado à fonte fria são proporcionais às suas temperaturas absolutas.

    Resposta -   Sim Q=integral(T.dS) nos processos isotermicos.

    Enunciado 2) As máquinas térmicas que operam segundo o ciclo de Carnot são máquinas que jamais conseguem atingir o limite máximo da conversão de calor em trabalho.

    Resposta - Não, O ciclo Carnot é o ciclo ideal de maior rendimento que uma maquina pode realizar entre duas fontes de calor, portanto é a maquina que consegue atingir a maior conversao de calor em trabalho.

    O grafico TxS do ciclo apresenta formato quadrado com duas expansoes (isotermica e adiabatica) e duas compressoes (isotermica e adiabatica). O trabalho pode ser calculado pela area de ciclo no grafico. Onde W=Qh-Ql, sendo Qh calor recebido do reservatorio de maior temperatura e Ql o calor liberado no reservatorio de menor temperatura. Os calores Qh e Ql podem ser obtidos nos graficos TxS pela area sombreada ate o eixo das abssisas ou  Qh=Th.deltaS e Ql=Th.deltaS dessa forma o Trabalho W é a diferenca das areas.

    A eficiencia é dada por n=Qh/(Qh-Ql) ou n=Th/(Th-Tl), O rendimento tenderia a 100% hipoteticamente se a temperatura do reservatorio fosse proxima do zero absoluto, mas este rendimento é o rendimento termodinamico.