SóProvas


ID
2512378
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Chega para o enfermeiro, em um ambulatório de saúde mental, uma mãe com uma criança de 12 anos, com diagnóstico de Distúrbio de deficit de atenção/hiperatividade (DDAH). O enfermeiro, dentre suas atribuições na assistência, deverá prescrever para esse caso as seguintes ações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os antidepressivos tricíclicos são uma classe de fármacos usados no tratamento sintomático da depressão e outras síndromes depressivas. Ele tem esse nome devido a presença de três anéis de carbono.

    Efeitos colaterais:  boca seca (recomenda-se estimular higiene bucal freqüente), visão turva (por dificuldade de acomodação visual), obstipação (em idosos há risco de íleo paralítico) e retenção urinária

  • O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurodesenvolvimental que afeta de 3 a 5% das crianças e adolescentes em todo o mundo. É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

    O TDAH deve ser tratado de modo múltiplo, combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita); orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente compõem o tratamento.

    Portanto, analisando as alternativas, a letra A, fala sobre advertir sobre o uso as medicação, porém não é necessário uma advertência mas sim uma orientação quanto como e quando utilizar.

    O restante das alternativas está correto, já que se relacionam a abordagem dos cuidadores (pais), avaliação do tratamento. O tratamento deve ser observado o tempo todo, já que não depende apenas da medicação mas também de grupos de apoio com equipe multiprofissional. Os antidepressivos tricíclicos são bastante eficazes, porém apresenta efeitos anticolinérgicos (boca seca, constipação), sedativos e tonturas.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Bonadio, Rosana Aparecida Albuquerque Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade: diagnóstico da prática pedagógica / Rosana Aparecida Albuquerque Bonadio; Nerli Nonato Ribeiro Mori; Anna Maria Lunardi Padilha, prefácio. – Maringá : Eduem, 2013.


  • EXCETO: 

     a)Discutir o caso com o paciente sobre sua condição de saúde e adverti-lo quanto ao uso de medicamentos. DEVEMOS ORIENTA-LO

     b) Permitir que os pais expressem sempre seus sentimentos com profissionais de saúde.

     c)Ajudar os pais a compreender a importância e a duração de tratamentos médicos e complementares por outros profissionais que já foram prescritos. 

     d) Avaliar sempre a eficácia do tratamento prescrito pela equipe de saúde.

     e)Se o(a) adolescente usar medicamentos como antidepressivos tricíclicos, ressaltar a importância de cuidados dentários regulares para evitar cáries, devido à necessidade de higiene oral meticulosa.