- 
                                Dimensão BSC de TI Financeira  - alinhamento da estratégia de negócios e de TI - conformidade de TI e suporte para conformidade do negócio com as leis e regulamentos externos - compromisso da gerência executiva com a tomada de decisões de TI - gestão de risco organizacional de TI - benefícios obtidos pelo investimento de TI e portfólio de serviços - transparência dos custos, benefícios e riscos de TI Cliente - prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio - uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas Interna - agilidade de TI - segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos - otimização de ativos, recursos e capacidades de TI - capacitação e apoio aos processos de negócios através da integração de aplicativos e tecnologia - entrega de programas fornecendo benefícios, dentro do prazo, orçamento e atentendo requisitos -  disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão - conformidade de TI com as políticas internas Treinamento e Crescimento - equipes de TI e de negócios motivadas e qualificadas - conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios 
- 
                                Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento. Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração    Nesse contexto, as perspectivas podem ser descritas assim:  ✿ Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.  ✿ Perspectiva dos clientes – nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.  ✿ Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro.  ✿ Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.     
- 
                                A questão em exame exige que tenhamos conhecimento do Balanced Scorecard (BSC) para que respondamos corretamente ao que é pedido. Deveremos marcar a alternativa que apresenta as perspectivas que integram o BSC. Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas: - Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
- Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
- Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
- Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.
 Após verificar o assunto e comparar com as alternativas apresentadas, concluímos que a opção "B" é a que atende ao comando da questão. GABARITO: B