SóProvas


ID
2513062
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                Super wi-fi: como as frequências não usadas de TV podem levar

                                                a internet a lugares remotos


      Mais da metade da população mundial não tem acesso à internet. E, por mais surpreendente que possa parecer, a solução pode estar em uma tecnologia que chegou muito antes da revolução digital: a televisão analógica. A ideia é usar os chamados “espaços em branco” dos canais de televisão para levar a rede aos 57% do globo que não têm internet (mais de 4 bilhões de pessoas).

    A tecnologia, informalmente conhecida como “super wi-fi”, prevê ocupar as redes de televisão não utilizadas com um tipo de conexão wi-fi que conseguiria alcançar distâncias muito grandes.

      Essa não é a única iniciativa em curso para tentar mudar a situação de quem vive nas zonas mais rurais: o Google  faz isso com o Projeto Loon, que coloca nos céus uma rede de balões, e o Facebook usa drones. Mas agora a Microsoft quer tomar a dianteira com o super wi-fi. A empresa é uma das primeiras a implementar essa tecnologia. Por enquanto, ela quer testá-la em solo americano e, caso se mostre eficaz, exportá-la para outros lugares do mundo.

      Mas o que a Microsoft e outras empresas que têm investido nessa causa ganham ao promover esse tipo de ação? Em primeiro lugar, milhões de “clientes em potencial” que poderão usar, uma vez conectados, seus serviços de nuvem, aplicativos e outras ferramentas digitais. E, além disso, elas podem ganhar prestígio de marca e popularidade.

     Para apoiar seu plano, a Microsoft começou negociações com reguladoras estatais para que elas possam garantir o uso dos canais de televisão para este fim e para que invistam na extensão da tecnologia em áreas rurais.

     Mas há ainda alguns obstáculos pelo caminho. Poucos fabricantes estão criando dispositivos compatíveis com essa tecnologia e alguns dos que podem ser usados custam pelo menos US$ 1 mil por unidade. Outro desafio é a batalha interminável com emissoras de televisão, que garantem que o super wi-fi poderia prejudicar o funcionamento dos outros canais.

(Adaptado de: Super wi-fi: como as frequências não usadas de TV podem levar a internet a lugares remotos. Disponível em: www.bbc.com. Publicado em: 19.07.2017)

O texto tem o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • Palavra chave: INFORMAR

  • Gabarito: D

    Como dito por Fernando Miguel Campos Rios, a palavra chave é INFORMAR

    Outrossim, o texto faz uso de linguagem Denotativa, no qual, entende-se que Denotação, também referida como sentido denotativo e sentido literal, é o emprego de palavras ou enunciado no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É a informação com o único objetivo de informar. 

    Fonte: Wikipédia

    Os textos informativos é um dos gêneros mais presentes nos textos jornalísticos. Eles englobam as produções textuais objetivas em prosa, baseadas na linguagem clara e direta (linguagem denotativa). São textos que têm como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-jornalistico/

  • gabarito letra D

  • A questão requer compreensão textual, em que as informações estão todas fundamentadas no próprio texto, sem a necessidade de ir além dele.

    Alternativa (A) incorreta – Não que a televisão analógica seja mais eficaz que os computadores para o acesso à internet sem fio, ela é um meio para usar os chamados “espaços em branco" a fim de ampliar a internet.

    Alternativa (B) incorreta – Embora haja alguns obstáculos enfrentados pelas empresas, o objetivo do texto é informar sobre a possibilidade de ampliar a internet sem fio por meio da televisão analógica.

    Alternativa (C) incorreta – O texto não aborda a questão de uma transmissão mais segura de dados pela internet, o texto está focado na questão de levar a internet a lugares mais distantes.
     
    Alternativa (D) correta – O foco central do texto está, realmente, informar sobre a iniciativa de ampliar a internet para lugares que ainda não têm por meio de canais não usados da televisão analógica e, dando certo, exportar essa tecnologia para outros lugares do mundo.

    Alternativa (E) incorreta – O objetivo não é convencer o leitor que mora na zona rural usar o aparelho analógico. O objetivo real é levar a internet a áreas mais distantes, usando a tecnologia da televisão analógica. Por isso, a Microsoft conta com o apoio de reguladoras estatais para que haja um investimento na extensão dessa tecnologia em áreas rurais.
     


    Gabarito da professora: Letra D.