SóProvas


ID
2513203
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 21 de julho, o presidente Michel Temer participou de reunião com presidentes de outros países sul-americanos, em Mendoza, na Argentina. Entre os temas discutidos na reunião estava a atual situação da Venezuela. O encontro marcou a entrada do Brasil na presidência temporária do bloco pelos próximos seis meses.

                                                                              (Adaptado de: goo.gl. Acessado em 21/07/2017)


O bloco mencionado na notícia é 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Lembrando que a presidência do Mercosul é exercida por meio de rodízio de 6 meses (jan/jun; jul/dez) que segue a ordem alfabética.
    O Mercosul, bloco que reúne Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela (essa última, até set/17, encontrava-se sancionada politicamente).


    Leia mais sobre o MERCOSUL em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-como-funciona-o-mercosul/

  • Desde o final da Segunda Guerra Mundial há, em termos de ordenamento internacional, a ação do que internacionalistas chamam de “forças centrípetas" e “ forças centrífugas". Há as forças de separação, de desagregação. Podemos incluir nesta classificação as lutas nacionalistas em várias regiões do Globo. Etnias e nações buscando forjar sua autonomia e sua representação como Estado. Na esteira da guerra vê-se, por exemplo, cada vez mais efetiva, a luta das colônias europeias na Ásia e na África, por sua independência. Os impérios coloniais foram se desestruturando.
    As centrípetas são aquelas “agregadoras". Ou seja, aquelas que leva à formação de blocos, econômicos ou não, como forma, via de regra, de atuar dentro de um mundo cada vez mais globalizado. Aliás, podemos entender o processo de globalização como uma força centrípeta crescente e, ao que tudo indica, inexorável. A construção da União Europeia, do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ), da ALALC Associação Latino Americana de Livre Comércio), do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) e outros grupos estão dentro desta proposta.

    A questão pede que seja destacado, em uma das alternativas, o fórum de debate da questão da Venezuela, quando o Brasil assumiu a presidência temporária do bloco

    A) ERRADA- Nem Brasil nem Argentina tampouco Venezuela fazem parte do NAFTA, que reúne EUA, Canadá e México.

    B) CERTA- Embora o Mercosul tenha começado apenas com Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, já foram aceitos novos membros, desde que obedeçam à algumas regras. Uma delas é a salvaguarda da democracia nos Estados membros. Este é o caso em discussão em relação à Venezuela, na reunião de julho de 2017.

    C) ERRADA- O nome já indica a quem faz parte do bloco: europeus. Não é um fórum de debate das questões internas de Estados americanos.

    D) ERRADA – a UNASUL é uma comunidade de Estados americanos “do sul", entendendo que México, Canadá e EUA não fazem parte. Os Estados citados na questão participam deste bloco mas, não foi feita reunião em fevereiro de 2017

    E) ERRADA- O nome já indica que é um bloco que reúne Estados que têm costa para o Pacífico, o que não é o caso de Brasil, Argentina ou Venezuela. Eles não participam do bloco. Portanto, a afirmativa não pode se referir a este bloco.

    RESPOSTA: B