SóProvas


ID
2513350
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Alzheimer (DA) é uma das causas principais de morte entre idosos. Sobre essa doença, analise os itens abaixo:


I- É uma doença neurológica progressiva, irreversível e degenerativa que começa insidiosamente e é caracterizada por perdas graduais na função cognitiva e transtornos de comportamento e afeto.

II- Pode ser classificada em dois tipos: familiar (ou de origem precoce) e esporádica (ou de início tardio).

III- É um transtorno cerebral complexo, causado por uma combinação de fatores que podem incluir aspectos genéticos, alterações de neurotransmissores, alterações vasculares, hormônios de estresse, oscilações circadianas, traumatismo cranioencefálico e distúrbios convulsivos.

IV- O dano neuronal da DA ocorre principalmente no córtex cerebral e resulta em diminuição no tamanho do encéfalo.


Os itens CORRETOS são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o artigo A doença de Alzheimer: aspectos fisiopatológicos e farmacológicos.Rev. psiquiatr. Rio Gd. Su.2008

     

    A doença de Alzheimer caracteriza-se, histopatologicamente, pela maciça perda sináptica e pela morte neuronal observada nas regiões cerebrais responsáveis pelas funções cognitivas, incluindo o córtex cerebral, o hipocampo, o córtex entorrinal e o estriado ventral.

  • Letra: E (Todas corretas)

     

    Complementando...

     

    Existem inúmeras teorias sobre a causa do declínio cognitivo relacionado com a idade. 

     

    Embora o maior fator de risco para a DA seja o aumento da idade, muitos fatores ambientais, alimentares e inflamatórios também podem determinar se uma pessoa sofre desta doença cognitiva.

     

    A doença de Alzheimer é um transtorno cerebral complexo, causado por  uma  combinação  de  vários  fatores  que  podem  incluir  aspectos  genéticos,  alterações  de  neurotransmissores,  alterações  vasculares,  hormônios  do  estresse,  oscilações  circadianas,  traumatismo cranioencefálico e distúrbios convulsivos.

     

    Fisiopatologia

    No  cliente  com  DA,  são  encontradas  mudanças  neuropatológicas  e  bioquímicas,  as  quais  incluem  emaranhados neurofibrilares  (novelos  de  neurônios  não  funcionantes)  e  placas  senis  ou  neuríticas  (depósitos  de  proteína amiloide, uma parte de uma proteína maior denominada proteína amiloide precursora no encéfalo)

    O dano neuronal ocorre principalmente no córtex cerebral e resulta em diminuição do tamanho do encéfalo. 

    Alterações semelhantes são encontradas no tecido encefálico normal de pessoas idosas, embora em menor grau. 

    As células que utilizam o neurotransmissor acetilcolina são as principais afetadas pela doença de Alzheimer. 

    No nível bioquímico, a enzima ativa na produção de acetilcolina, que está especificamente envolvida no processamento da memória, está diminuída.

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/42848145/tratado-de-enfermagem---brunner---parte-que-fala-dos-idosos/15

  • Correto Mano Concurseiro, letra E!