SóProvas


ID
2513722
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1.


                  Por que sentimos calafrios e desconforto ao ouvir certos sons

                        agudos – como unhas arranhando um quadro-negro?


      Esta é uma reação instintiva para protegermos nossa audição. A cóclea (parte interna do ouvido) tem uma membrana que vibra de acordo com as frequências sonoras que ali chegam. A parte mais próxima ao exterior está ligada à audição de sons agudos; a região mediana é responsável pela audição de sons de frequência média; e a porção mais final, por sons graves. As células da parte inicial, mais delicadas e frágeis, são facilmente destruídas – razão por que, ao envelhecermos, perdemos a capacidade de ouvir sons agudos. Quando frequências muito agudas chegam a essa parte da membrana, as células podem ser danificadas, pois, quanto mais alta a frequência, mais energia tem seu movimento ondulatório. Isso, em parte, explica nossa aversão a determinados sons agudos, mas não a todos. Afinal, geralmente não sentimos calafrios ou uma sensação ruim ao ouvirmos uma música com notas agudas.

      Aí podemos acrescentar outro fator. Uma nota de violão tem um número limitado e pequeno de frequências – formando um som mais “limpo”. Já no espectro de som proveniente de unhas arranhando um quadro-negro (ou de atrito entre isopores ou entre duas bexigas de ar) há um número infinito delas. Assim, as células vibram de acordo com muitas frequências e aquelas presentes na parte inicial da cóclea, por serem mais frágeis, são lesadas com mais facilidade. Daí a sensação de aversão a esse sons agudos e “crus”.

                                                                                        Ronald Ranvaud, Ciência Hoje, nº 282. 

O Texto 1, em relação à pergunta do título,

Alternativas
Comentários
  • Esta resposta está meia duvidosa.

  • O é Texto Expositivo-argumentativo

    Nesse caso, além de apresentar o tema, o emissor(neste caso o autor) foca nos argumentos necessários para a explanação de suas ideias para tentar convercer o repcetor(nós, leitores)

     

    Devemos não só neste texto como qualquer outro nos atentar com a fonte, que define na maioria das vezes a tipologia textual.

     

    Ronald Ranvaud, Ciência Hoje, nº 282. 

     

    Alternativa correta

    a) apresenta uma resposta apoiada em argumentos.

     

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/

    Com adaptações

     

  • Elton, não é o título que apresenta respostas,e sim o texto 1,veja:

    O Texto 1, em relação à pergunta do título, apresenta uma resposta apoiada em argumentos.

     

     

  • É estranha, pois a questão refere-se à pergunta do título, e no título não tem resposta apoiada em argumentos, no texto tem!!!

  •  Por que sentimos calafrios e desconforto ao ouvir certos sons agudos como unhas arranhando um quadro-negro?  Esta é uma reação instintiva para protegermos nossa audição. Podemos ver que neste período já encontramos a resposta da pergunta do título. Os demais parágrafos já encontramos os argumentos.

  • Gab: A

    O Texto 1 apresenta uma resposta apoiada em argumentos em relação à pergunta do título.

     

  • A resposta da Gicélia Tito foi perfeita, clara e Objetiva!

    Mesmo sobrenome meu, Tito,  será que somos parentes? heheh

  • Por eliminação das alterntivas a mais correta é alternativa A. Na banca FGV você deve ler apenas o que se pede: o Título (síntese da ideia principal). Leia e aprenda/decore  Tipologia textual. 

    Ótima resposta Rodrigo Marcelo. 

  • Pergunta: por que sentimos calafrios e desconforto ao ouvir certos sons agudos – como unhas arranhando um quadro-negro?

    Resposta: esta é uma reação instintiva para protegermos nossa audição.

    Argumentos: o resto do texto.

     

    Alternativa a) apresenta uma resposta apoiada em argumentos.

  • O que torna essa banca difícil, são as vezes em que ela cobra algo específico, como é o caso da questão, em que o elaborador deixa explícito a pergunta em relação ao título, porém, a resposta está relacionada ao desenvolvimento do texto. Não dá pra entender quando ela cobra algo localizado ou generalizado. Assim, fica foda!

  • Afinal, geralmente não sentimos calafrios ou uma sensação ruim ao ouvirmos uma música com notas agudas. Se isso não é uma opinião pessoal é melhor me internarem

  • Pedro Adano de Melo, o trecho "Afinal, geralmente não sentimos calafrios ou uma sensação ruim ao ouvirmos uma música com notas agudas" é a continuidade da explicação que foi dita anteriormente "Isso, em parte, explica nossa aversão a determinados sons agudos, mas não a todos."

    Ainda que fosse baseado em uma opinião pessoal, essa seria a única, pois o texto inteiro descreve argumentos e conhecimentos sobre a parte interna do ouvido, até concluir o porquê da sensação de aversão pelos sons agudos.

    Portanto, gabarito A.

  • Eis aqui, em forma de mensagem subliminar, o que o examinador da FGV pensa de nós ao elaborar as peguntas:

     "...são lesadas (os) com facilidade. Daí a sensação de aversão..."

    Tem que "viajar" para poder responder essas perguntas da FGV.

    rsrsrsr...

  • A. apresenta uma resposta apoiada em argumentos. correta

  • Fiquei na dúvida se era um texto dissertativo-argumentativo e dissertativo-expositivo.

    Em geral, os dois tipos são baseados na argumentação, com intenções diferentes:

    • dissertativo-argumentativo: intenção de persuasão.
    • dissertativo-expositivo: exposição de fatos, ideias, tema ou assunto.
  • Olha ai, 2 horas da manhã, a gente acertando questão da FGV!

    Não me acordem desse sonho!!