SóProvas


ID
2513743
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1.


                  Por que sentimos calafrios e desconforto ao ouvir certos sons

                        agudos – como unhas arranhando um quadro-negro?


      Esta é uma reação instintiva para protegermos nossa audição. A cóclea (parte interna do ouvido) tem uma membrana que vibra de acordo com as frequências sonoras que ali chegam. A parte mais próxima ao exterior está ligada à audição de sons agudos; a região mediana é responsável pela audição de sons de frequência média; e a porção mais final, por sons graves. As células da parte inicial, mais delicadas e frágeis, são facilmente destruídas – razão por que, ao envelhecermos, perdemos a capacidade de ouvir sons agudos. Quando frequências muito agudas chegam a essa parte da membrana, as células podem ser danificadas, pois, quanto mais alta a frequência, mais energia tem seu movimento ondulatório. Isso, em parte, explica nossa aversão a determinados sons agudos, mas não a todos. Afinal, geralmente não sentimos calafrios ou uma sensação ruim ao ouvirmos uma música com notas agudas.

      Aí podemos acrescentar outro fator. Uma nota de violão tem um número limitado e pequeno de frequências – formando um som mais “limpo”. Já no espectro de som proveniente de unhas arranhando um quadro-negro (ou de atrito entre isopores ou entre duas bexigas de ar) há um número infinito delas. Assim, as células vibram de acordo com muitas frequências e aquelas presentes na parte inicial da cóclea, por serem mais frágeis, são lesadas com mais facilidade. Daí a sensação de aversão a esse sons agudos e “crus”.

                                                                                        Ronald Ranvaud, Ciência Hoje, nº 282. 

As duas frases finais do texto marcam sua conclusão. Nesse caso, elas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está A.

     

    Mas acredito que seja alterado para B.

     

    Atualizado 30/10/17

     

    Gabarito alterado para B.

  • Assim, as células vibram de acordo com muitas frequências e aquelas presentes na parte inicial da cóclea, por serem mais frágeis, são lesadas com mais facilidade. Daí a sensação de aversão a esse sons agudos e “crus”.
     

    A) contradizem o que é afirmado no texto.​ Onde esta a contradição?
    B) correspondem a uma espécie de resumo do que já foi dito.

  • Pegadinha do malandro, so pode!!!

  • Essa prova tem muita questão com o gabarito equivocado, eu fiz esse concurso, ainda bem que não fiz pra esse cargo!

  • Esse gabarito está certo? kkkkk FGV sendo FGV.

  • Esse gabarito tá errado não tá não gente? A opção "a" não condiz com o sentido das frases apresentadas na questão.

  • O gabarito só pode estar errado, vejam:

    A parte mais próxima ao exterior está ligada à audição de sons agudos
    As células da parte inicial, mais delicadas e frágeis, são facilmente destruídas – razão por que, ao envelhecermos, perdemos a capacidade de ouvir sons agudos.  Aqui ele diz parte inicial, mas entendo que seja inicial da seguinte forma (orelha, parte externa, média e interna) logo é a parte inicial de fora para dentro.
     Quando frequências muito agudas chegam a essa parte da membrana, as células podem ser danificadas, pois, quanto mais alta a frequência, mais energia tem seu movimento ondulatório. Isso, em parte, explica nossa aversão a determinados sons agudos, mas não a todos
     Assim, as células vibram de acordo com muitas frequências e aquelas presentes na parte inicial da cóclea, por serem mais frágeis, são lesadas com mais facilidade. Daí a sensação de aversão a esse sons agudos e “crus”.

  • Pelo visto ERREI também.  Foi amor à primeira vista com a letra B

  • Para ser contrário... o final teria que dizer que sons agudos não irritam os ouvidos. E não foi isto que foi dito. Não há como a alternativa estar certa.
    No máximo ele aprofunda um pouco mais no tema.

  • Aguardar gabarito definitivo. Sem chances de ser a letra A.

     

    As células da parte inicial, mais delicadas e frágeis, são facilmente destruídas .......

    Assim, as células vibram de acordo com muitas frequências e aquelas presentes na parte inicial da cóclea, por serem mais frágeis, são lesadas com mais facilidade.

    Uma frase corrobora com a outra.

     

  • Vejamos:

    (...) Assim, as células vibram de acordo com muitas frequências e aquelas presentes na parte inicial da cóclea, por serem mais frágeis, são lesadas com mais facilidade. Daí a sensação de aversão a esse sons agudos e “crus”.

    No meu enteder as duas frases finais do texto são as acimas grifadas. Analisando-as, perceber que eles juntas dão uma ideia de complementação e reafirmação a tudo que já foi dito no decorrer do texto. 

    Não compreendo o por quê o gabarito está na alternativa A. Uma vez que, a junção das duas frases não traduz uma ideia de contraria uma da outra, sim de complementação, reafirmação. Possa ser que o gabarito esteja equivocado. Diante da minha análise o correto seria a alternativa B.

  • Questões como essa evideciam a razão por que não gosto de fazer provas dessa banca. Mesmo já tendo um conhecimento elevado na disciplina, a banca, com o abuso de suas abirtrariedades, faz-me hesitar da capicidade adquirida.

     

    Desabafo exposto, digo, pasmosamente, que essa é a primeira vez que vejo conectivos conclusivos indicando contradição.   

  • Ainda não saiu o Gabarito definitivo. Vamos aguardar.

  • Gostaria que todas as questoes fossem comentadas em video aula.  É muito importante pra nós concurseiro principalmente pra quem está iniciando. Lembremos que tem assinantes de 18 a 40 anos ou mais idade.

  • As duas frases que a banca cita acredito que sejam:

    "as celulas, por serem mais fragéis" e "as celulas são lesadas".

    Desta forma "resume" sim o que já foi dito.

  • NÃO SEI SE CONCORDAM COMIGO, MAS EXISTEM COMENTÁRIOS DE COLEGAS QUE SÃO MAIS VÁLIDOS E RICOS DO QUE COMENTÁRIOS DE PROFESSORES, QUE PRATICAMENTE QUASE NÃO COMENTAM AS QUESTÕES. PARABÉNS AOS COLEGAS QUE BUSCA ANALISAM A TEORIA COM AFINCO.

  • CONCORDO EM GENERO, NUMERO E GRAU QUE MARLOS RIBEIRO FALOU Á RESPEITO DO GRAU DE CONHECIMENTO QUE NOSSOS COLEGAS TEM, INCLUSIVE TEVE ASSUNTOS QUE EU APRENDI C OS COMENTARIOS DOS COLEGAS.

    SO TEM FERASSSS

  • Gabarito alterado para alternativa B

  • " A repetição, com correção, até exaustão, gera a perfeição". Com o tempo vc aprende a entender o que essa banca quer.