SóProvas


ID
2513749
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1.


                  Por que sentimos calafrios e desconforto ao ouvir certos sons

                        agudos – como unhas arranhando um quadro-negro?


      Esta é uma reação instintiva para protegermos nossa audição. A cóclea (parte interna do ouvido) tem uma membrana que vibra de acordo com as frequências sonoras que ali chegam. A parte mais próxima ao exterior está ligada à audição de sons agudos; a região mediana é responsável pela audição de sons de frequência média; e a porção mais final, por sons graves. As células da parte inicial, mais delicadas e frágeis, são facilmente destruídas – razão por que, ao envelhecermos, perdemos a capacidade de ouvir sons agudos. Quando frequências muito agudas chegam a essa parte da membrana, as células podem ser danificadas, pois, quanto mais alta a frequência, mais energia tem seu movimento ondulatório. Isso, em parte, explica nossa aversão a determinados sons agudos, mas não a todos. Afinal, geralmente não sentimos calafrios ou uma sensação ruim ao ouvirmos uma música com notas agudas.

      Aí podemos acrescentar outro fator. Uma nota de violão tem um número limitado e pequeno de frequências – formando um som mais “limpo”. Já no espectro de som proveniente de unhas arranhando um quadro-negro (ou de atrito entre isopores ou entre duas bexigas de ar) há um número infinito delas. Assim, as células vibram de acordo com muitas frequências e aquelas presentes na parte inicial da cóclea, por serem mais frágeis, são lesadas com mais facilidade. Daí a sensação de aversão a esse sons agudos e “crus”.

                                                                                        Ronald Ranvaud, Ciência Hoje, nº 282. 

A finalidade principal do texto 1 é

Alternativas
Comentários
  • Esse assunto é teoricamente novo???

  • discordo do gabarito...não tem nada a ver com o que diz o texto...

  • Acertei pq marquei a menos errada.

    Pode ser considerado novo para o leitor. Só com esta interpretação dá para dizer que é um conhecimento "novo". 

  • alguem explica isso aí!! não consigo identificar relação do texto cm o gabarito.:(

  • Pela especifidade das informações, o texto aprofunda sobre o assunto, então é teoricamente novo.

    Está passando novas informações.

  • Acho que a única dica é o fato de o texto ter sido publicado numa revista chamada ''Ciência Hoje''... conhecimento teoricamente novo.

    Mesmo assim, questão meio problemática...

  • Eu penso que como há alguns pontos explicativos sobre o assunto, pode se tratar de um assunto novo para um leigo. Eu por exemplo, quando li o texto, eu não tinha conhecimento sobre esse fenômeno

  • A finalidade principal do texto 1 é:

     

    a) transmitir um conhecimento teoricamente novo. (CERTO)

    Transmitir: Fazer a informação ou dado chegar a outrem, enviar, expedir, comunicar.

    E é exatamente o que o texto propõe, transmitir um conhecimento teorico novo, já que nem todos sabem o motivo de sentirem calafrios e desconforto ao ouvir certos sons agudos.

     

    b) dar características de um objeto determinado. (ERRADO)

    Característica: é uma qualidade (ou um atributo) que permite identificar algo ou alguém, distinguindo-o dos seus semelhantes.

     

    c) convencer o leitor de uma verdade. (ERRADO)

    O texto não tenta convencer o leitor de nada. O texto busca informar o motivo de sentirmos calafrios e desconforto ao ouvir certos sons agudos.

     

    d) relatar fatos de suspense. (ERRADO)

    Suspense: é um sentimento de incerteza ou ansiedade mediante as consequências de determinado fato, mais frequentemente referente à perceptividade da audiência em um trabalho dramático.

     

    e) alertar para perigos iminentes. (ERRADO)

    Imitente: é algo que está prestes a acontecer, que está em via de efetivação imediata.

  • O texto possui a tipologia predominante de Textos Dissertativos Expositivos cujo o objetivo é discorrer sobre determinado tema ou assunto, SEM 

    a pretenssão de convencer o leitor de uma verdade(Textos Dissertativos- Argumentativos). É meramente uma explicação de conteúdo técnico. Analisando as alternativas: 

     a) transmitir um conhecimento teoricamente novo. Gabarito, confere com a nossa explicação acima.

     b)dar características de um objeto determinado. Esse objetivo é para textos predominatemente descritivos e não Dissertativos. 

     c)convencer o leitor de uma verdade.  - Textos Dissertativos- Argumentativos

     d)relatar fatos de suspense. Não se aplica 

     e)alertar para perigos iminentes. Não há elementos no texto que caracterize  esse objetivo, visa apenas informar.

  • Entendi o termo teoricamente novo como uma pista, tendo em vista que é um conhecimento amplamente conhecido na prática.

    Ademais, como um dos colegas afirmou, a letra B, a outra opção plausível, se refere a um texto descritivo. O que não é o caso. As outras opções estão muito longe de serem consideradas. 

  • a) transmitir um conhecimento teoricamente novo.

     

    Se você achou estranho o "novo" e concluiu que a alternativa estava errada, então,provavelmente, houve juízo de valor na análise. Muitas questões da FGV pegam o candidato dessa maneira. Fique atento.

  • Eu entendi que o "teoricamebte novo" seria válido pelo nome da local de publicação do texto "Ciência HOJE" que daria uma ideia de: O que a ciência está discutindo na atualidade.

    Então, mesmo se pra nós esse assunto já não é tão novo, pelo nome da revista é perceptíl que quando ela foi lançada se tratava sim de algo novo. 

  • Depois que vi o gabarito entendi que o "teoricamente novo" é o oposto de praticamente velho porque na prática temos sim todas essas sensações e não é novidade, porém teoricamente seria novo já que muitos não explicam o pôrque dessas sensações.

  • Essa eu, incrivelmente, errei.

  • Gabarito letra A, as questões de lingua portuguesa da FGV são de alto nivel, os caras pegam pesado. Os candidatos do TJ-AL olho nessa banca. Bons estudos a todos. Dia 25/03/2018 prova do TJ-AL.

  • Na prática as pessoas sabem que esses sons , geralmente, causam aversão. Mas poucos conhecem o porquê (teoria). 

  • "Ronald Ranvaud, Ciência Hoje, nº 282."

  • Texto estritamente dissertativo - expositivo, portanto, não tem o condão de "convencer o leitor de uma verdade".

    Gabarito A

  • Não é porque a revista se chama Ciência Hoje que ela veicula apenas conhecimentos teoricamente novos. E, honestamente, não tem nada de "teoricamente novo", inovador, no texto exposto.

  • Isso é divulgação científica.

  • Isso é divulgação científica - transmitindo conhecimento.