Quando a comunicação é mal interpretada ou não se realiza entre as pessoas, existe uma “barreira” no processo, que pode se apresentar das seguintes maneiras:
- A mensagem comunicada é recebida apenas em parte.
- A mensagem é distorcida ou mal interpretada.
- A mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.
Existem os “filtros de escuta” no processo de comunicação, também temos as barreiras de comunicação. Estas barreiras, normalmente, são criadas pelos emissores e receptores das mensagens. O nível de influência das barreiras sob o processo de comunicação varia de acordo com as relações interpessoais existentes entre as pessoas envolvidas na comunicação. São exemplos de barreiras de comunicação (1) a preocupação, que geralmente está no receptor da mensagem, (2) a hostilidade, que pode surgir em função de dificuldades e apatia nas relações interpessoais, (3) estereótipos, que muitas vezes são criados por preconceitos relacionados a aparência física ou padrões preestabelecidos, (4) o comportamento defensivo, ocasionado principalmente por insegurança do receptor, (5) distração, principalmente por falta de concentração tanto do receptor como do emissor, e (6) Inibição, em algumas ocasiões geradas em detrimento do status diferenciado das pessoas que estão se comunicando.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/barreiras-a-comunicacao-o-que-e/55163
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/barreiras-a-comunicacao-o-que-e/55163
GABARITO:A
BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO
Sobrecarga de informações - Um dos aspectos a serem analisados é a quantidade de informações que hoje são trocadas dentro e fora das organizações. Como não é possível diminuí-las, investir em tecnologia pode ajudar na tarefa de coleta, tratamento e compartilhamento de informações para que elas não se percam no caminho.
Distanciamento entre os participantes - A distância física entre os participantes envolvidos na comunicação pode ser uma barreira. Apesar de hoje as tecnologias funcionarem a favor das trocas de informações, os erros podem ser mais frequentes e as interpretações também. É preciso cuidado ao redigir um e-mail, pois o colega que estará lendo não tem a correta percepção de sua intenção. É necessário escrever com clareza para não haver distorção.
Dispersão das informações – Muitas empresas utilizam diversos sistemas de controle de informação. Um para vendas, outro para o marketing, outro para o financeiro, o que pode gerar barreiras que impedem a comunicação e a dispersão das informações.
Barreiras estruturais e organizacionais - outro obstáculo no fluxo de informações corporativo são as hierarquias rígidas e a departamentalização em acesso (BARTOLOMÉ), que acabam por dificultar o processo de comunicação. A não utilização de canais eficientes pode prejudicar o processo.
Assim, se o objetivo é diminuir as barreiras, a demora no compartilhamento das informações e evitar a distorção da comunicação, o primeiro passo é perceber se as rotinas e os processos estão funcionando bem. Caso não estejam, é importante rever ou criar um plano de comunicação estratégica que auxilie na tomada dos objetivos e alcance dos mesmos.