SóProvas


ID
2514295
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a Descrição e Acesso de Recursos − RDA, considere:


I. É uma nova norma de catalogação planejada para substituir o Código de Catalogação Anglo-Americano.

II. Está fundamentada em dois modelos conceituais: Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos e Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada.

III. Provê uma estrutura flexível para a descrição do conteúdo de recursos digitais, ao mesmo tempo em que atende às necessidades de bibliotecas na organização de recursos tradicionais.

IV. A terminologia que usa mudou: o termo “cabeçalhos” passa a ser denominado “pontos de acesso autorizados”.

V. É composta por capítulos, divididos em dois tópicos: Registro de Atributos e Registro de Obras.


É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Está fundamentada em dois modelos conceituais: FRBR e FRAD

    É composta por capítulos, divididos em dois tópicos: Registros de Atributos e Registros de Relações

     

  • Acrescentando...

    RDA [Recursos: Descrição e Acesso] é a nova norma de catalogação que substitui as Anglo-American cataloguing rules, 2nd edition (AACR2) [Código de catalogação anglo-americano, 2ª edição]. Apesar de manter uma forte elação com as AACR2, a RDA delas difere em muito, devido a ser baseada numa estrutura teórica, ter sido projetada para o ambiente digital e seu escopo ser mais abrangente do que o das AACR2.

    [...]. A chave para compreender a RDA está em sua harmonização com dois modelos conceituais, a saber, o Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) [Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos] e o Functional Requirements for Authority Data (FRAD) [Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade.

    A RDA não se destina apenas a bibliotecas. [...]. Uma das características [são] uma estrutura flexível e extensível que permitisse a descrição de todos os tipos de recursos de outras comunidades ligadas ao patrimônio cultural, como arquivos, museus ou repositórios digitais.

    Gab. B

    (OLIVER, 2011, p.1-4).