SóProvas


ID
2514310
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Planejada para melhorar as pesquisas realizadas na internet, a Web Semântica


I. É uma ferramenta inteligente que trabalha por meio de associação e dedução.

II. Opera com ontologias, no sentido filosófico do estudo do ser e da existência.

III. Utiliza metadados para dar significado aos seus recursos.


É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Um documento na Web é composto por uma mistura de dados e metadados. “Meta” é um prefixo de auto- referência, de forma que “metadados” sejam “dados sobre dados”. Os metadados em documentos na Web têm a função de especificar características dos dados que descrevem, a forma com que serão utilizados, exibidos, ou mesmo seu significado em um contexto.

     Pesquisadores da Web e de inteligência artificial adaptaram o termo aos seus próprios jargões, e, para eles, uma ontologia é um documento ou arquivo que define formalmente as relações entre termos e conceitos. Neste sentido, uma ontologia mantém semelhanças com os tesauros, utilizados para definição de vocabulários controlados. Nas palavras do SemanticWeb.org,

    “uma ontologia é uma especificação de uma conceituação. É designada com o propósito de habilitar o compartilhamento e reuso de conhecimentos, de forma a criar ‘compromissos ontológicos’, ou definições necessárias à criação de um vocabulário comum”.

    fonte:http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1077/1176

  • d-

    ontologia é uma especificação formal e explícita de uma conceitualização compartilhada.

  • Acrescentando...

    [...]. A Rede semântica, ou Web 3.0, está em vias de desenvolvimento e se esforçará para oferecer conteúdos de informação validados e pertinentes. A Web 3.0 recorre à inteligência artificial com o objetivo de encontrar a informação pertinente a partir de consultas às vezes confusas.

    (ACCART, 2012, p. 188).

    Gab. D

  • Resposta: letra D

    ¨As primeiras definições de ontologia surgiram na Filosofia, com o uso do termo metafísico (o que vem antes da física), designando "aquilo que existe", no mesmo sentido de ontologia (SMITH, 2003).

    Na organização e representação do conhecimento, o sentido é diferente. A partir de uma determinada área de domínio (campo do conhecimento que se deseja representar), a ontologia se propõe a classificar as coisas em categorias, na perspectiva do sujeito e da linguagem do domínio.

    É uma estrutura de CONCEITOS e representação dos relacionamentos COMPLEXOS entre eles.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/pci/a/VxhxGfW6zfHpfTswwPM5wXP/?lang=pt