SóProvas


ID
2514649
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A doença sistêmica cuja etiologia mais aceita é a autoimunidade com sinais e sintomas incluindo a formação de bolha, principalmente na mucosa jugal, dorso e borda da língua com rompimento rápido e, na evolução, podem envolver a faringe, laringe, esôfago, uretra e ânus, é

Alternativas
Comentários
  • Descrição muito mais compatível com a de Penfigoide das membranas mucosas!

  • "O penfigoide das membranas mucosas geralmente afeta adultos, com média de 50 a 60 anos de idade, no início da manifestação da doença. As mulheres são afetadas com mais frequência do que os homens em uma razão de 2:1. As lesões bucais são observadas na maioria dos pacientes, mas outras localizações, como as mucosas conjuntival, nasal, esofágica, laríngea e a vaginal, bem como a pele, podem estar envolvidas." Neville, 2016

    Na descrição do pênfigo, o Neville não cita envolvimento de outras mucosas!

  • Acho que esta questão deveria ser anulada.

  • PERFIGO VULGAR: É uma dermatose mucocutânea, pouco comum no Brasil, de grave evolução clínica que, antes do advento da corticoterapia, levava ao óbito a quase totalidade dos enfermos. Atualmente, segundo Sampaio de cols. (1982), a sobrevida média dos casos tratados é de cinco anos.

    É afecção quase exclusiva da idade adulta e sem predisposição por sexo. Sua evolução clínica se caracteriza pelo aparecimento de lesões vesicobolhosas na pele e/ou mucosas acompanhadas de graves manifestações gerais.

    O aspecto clínico de maior importância em estomatologia é que as lesões bucais, representadas por vesículas ou bolhas que se rompem, logo ao se formarem, pelo menor trauma, transformando-se em úlceras persistentes de fundo hemorrágico, bordas irregulares e intensamente dolorosas, podem se manifestar até dois anos antes da eclosão sistêmica da doença. É nesta fase que o cirurgião-dentista deve intervir, diagnosticando precocemente, pois o controle clínico é relativamente fácil e eficiente nesta fase. Referência: TOMASI.

    Acredito que a questão de fato tem como gabarito PENFIGO VULGAR, como corroborado pelo autor citado. Alguns indícios no enunciado ajudaram na obtenção da resposta: bolhas com rompimento rápido, que de fato remete à fragilidade das bolhas do pênfigo; e não citação do envolvimento conjuntival, que é comum no penfigoide e raro no pênfigo.