-
c)
Pedagogia Crítico-Social.
-
PEDAGOGIA CRITICO- SOCIAL OU HISTORICO-CRITICA (SAVIANI)
* PAPEL DO ADULTO E INSUBSTITUIVEL
* ACENTUA-SE A PARTICIPACAO DO ALUNO
* RELACAO DIRETIVA
* PROFESSOR MEDIADOR
* CONTEUDO SISTEMATIZADO
GAB. c) Pedagogia Crítico-Social.
-
Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos" ou "histórico-crítica" : o método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno.
-
a) pedagogia tradicional - o aluno aprende ouvindo, memorizando, exercitando repetidamente. O professor é o transmssor e o aluno o receptor.
b) pedagogia renovadora- a metodologia propicia experiências, em que o aluno aprenda por meio da pesquisa individual, ou seja aprender exprimentando , ou seja aprender exprimentando. O professor age como mediador e o aluno é incentivado a aprender a aprender . ( Lembrando que temos duas : tendência renovada diretiva e a não diretiva)
c)pedagogia Critico-Social:Consite na preparação do educando para o mundo adulto, por meio da aquisição de conteúdos culturais universais, mas reavaliados frente a realidade social ou seja os conteúdos tem por finalidade ir além dos conteúdos ministrados em sala de aula e o professor age como mediador.
d) pedagogia libertadora: Escola desenvolvida por Paulo Freire, nela é valorizada os temas geradores ( temas que condizem com a realidade do educando) , estes temas são desenvolvidas através das valorização das experiências trazidas pelos alunos até a escola. Essa valorização ocorro por meio de dialogo entre professor e aluno que levam á construção do conhecimento.
-
“Pedagogia crítico-social busca uma síntese superadora de traços significativos da pedagogia tradicional e da escola nova. Postula para o ensino a tarefa de propiciar os alunos o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão e assimilação ativa dos conteúdos escolares articulado, no mesmo processo, a aquisição de noções sistematizada e as qualidades individuais dos alunos que lhes possibilitam a auto-atividade e a busca independente e criativa das noções”.(Libâneo,1994,p.770).
-
C- pedagogia critico social.