SóProvas


ID
2516038
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista algumas teorias que abordam as estruturas e a ordenação do espaço edificado na paisagem urbana, apresentam-se sinteticamente três importantes posturas metodológicas de análise urbana desenvolvidas por autores consagrados, e aplicadas ao longo da segunda metade do século XX, constituindo referências importantes para a cultura e a prática contemporânea do urbanismo:


I. Construção teórica que se concentra em abordar as relações entre o público e o privado como instância privilegiada para apreender – e, desse modo, aprender a projetar – o espaço arquitetural/urbano.

II. Proposição de visão serial como uma metodologia de análise da paisagem. Ilustra a maneira complexa e fragmentada pela qual os espaços arquitetônicos e urbanos se revelam ao nosso olhar. Baseia-se em uma análise intuitiva e artística da paisagem urbana, apresentando três maneiras (categorias) pelas quais o meio ambiente pode gerar respostas emocionais: ótica, lugar e conteúdo.

III. Contribuição teórica que se concentra no lançamento de fundamentos para uma leitura do ambiente baseada na percepção do usuário, definindo categorias de análise da forma visual da cidade. Método de leitura ambiental – perceptiva e cognitiva – baseado em cinco categorias: vias, nós, limites, bairros e marcos.


Escolha a alternativa que relaciona, em sequência correta, os nomes dos personagens responsáveis por tais proposições teóricas.

Alternativas
Comentários
  • I. Construção teórica que se concentra em abordar as relações entre o público e o privado como instância privilegiada para apreender – e, desse modo, aprender a projetar – o espaço arquitetural/urbano. - Herman Hertzberger

    II. Proposição de visão serial como uma metodologia de análise da paisagem. Ilustra a maneira complexa e fragmentada pela qual os espaços arquitetônicos e urbanos se revelam ao nosso olhar. Baseia-se em uma análise intuitiva e artística da paisagem urbana, apresentando três maneiras (categorias) pelas quais o meio ambiente pode gerar respostas emocionais: ótica, lugar e conteúdo.- Gordon Cullen

    III. Contribuição teórica que se concentra no lançamento de fundamentos para uma leitura do ambiente baseada na percepção do usuário, definindo categorias de análise da forma visual da cidade. Método de leitura ambiental – perceptiva e cognitiva – baseado em cinco categorias: vias, nós, limites, bairros e marcos. - Kevin Lynch

    ✅ LETRA D

  • KEVIN LYNCH

    Sua obra mais famosa e item III citado é o livro A Imagem da Cidade, o livro enfatiza 5 aspectos: Caminhos, limites, bairros, pontos nodais e marcos. Fora esses itens ele cita a importância da percepção ambinental ( estrutura, identidade e significado), identidade ( distinção em relação a outras coisas) e imaginabilidade (imagem forte e marcante para o observador)

    GORDON CULLEN

    O livro citado foi Paisagem Urbana, que fala as formas de compreender e analisar o espaço urbano. Os 3 aspectos para identificar é ótica, local e conteúdo. Itens importantes também citados no livro são: recintos, pátios e pracetas/ ponto focal/ perspectiva grandiosa/ perspectiva visual dos eixos monumentais/ animismo.

    JANE JACOBS

    Ativista militante, era jornalista e escreveu um dos livros mais consagrados dos últimos tempos em relação ao urbanismo, Morte e vida das grandes cidades é um grande ícone utilizado para estudiosos, mestres e politicos. O livro é uma grande critica ao urbanismo moderno, Jacobs defende a densidade e a vida em comunidade, a ignorância contra a tradição histórica, criticando os grandes arranha céus e espaços muito densos de asfaltos, concretos e muros para manter a segurança.

    HERMAN HERTZBERGER

    Arquiteto consagrado na Holanda professor emérito e o último arquiteto holandês a receber a prestigiada Royal Gold Medal

    ALDO ROSSI

    foi um  arquiteto e teórico da arquitetura italiana. Aldo Rossi ficou conhecido pelo uso de formas puras: cubos, esferas,  etc. Seus principais livros foram:  e