SóProvas


ID
2516236
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O Lado Negro do Facebook


                                                                       Por Alexandre de Santi


      O Facebook é, de longe, a maior rede da história da humanidade. Nunca existiu, antes, um lugar onde 1,4 bilhão de pessoas se reunissem. Metade de todas as pessoas com acesso à internet, no mundo, entra no Facebook pelo menos uma vez por mês. Em suma: é o meio de comunicação mais poderoso do nosso tempo, e tem mais alcance do que qualquer coisa que já tenha existido. A maior parte das pessoas o adora, não consegue conceber a vida sem ele. Também pudera: o Facebook é ótimo. Nos aproxima dos nossos amigos, ajuda a conhecer gente nova e acompanhar o que está acontecendo nos nossos grupos sociais. Mas essa história também tem um lado ruim. Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros. E, de quebra, mais infelizes.

      No ano passado, pesquisadores das universidades de Michigan e de Leuven (Bélgica) recrutaram 82 usuários do Facebook. O estudo mostrou uma relação direta: quanto mais tempo a pessoa passava na rede social, mais infeliz ficava. Os cientistas não sabem explicar o porquê, mas uma de suas hipóteses é a chamada inveja subliminar, que surge sem que a gente perceba conscientemente. Já deve ter acontecido com você. Sabe quando você está no trabalho, e dois ou três amigos postam fotos de viagem? Você tem a sensação de que todo mundo está de férias, ou que seus amigos viajam muito mais do que você. E fica se sentindo um fracassado. “Como as pessoas tendem a mostrar só as coisas boas no Facebook, achamos que aquilo reflete a totalidade da vida delas”, diz o psiquiatra Daniel Spritzer, mestre pela UFRGS e coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas. “A pessoa não vê o quanto aquele amigo trabalhou para conseguir tirar as férias”, diz Spritzer.

      E a vida em rede pode ter um efeito psicológico ainda mais assustador. Durante 30 anos, pesquisadores da Universidade de Michigan aplicaram testes de personalidade a 14 mil universitários. O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás. A explicação disso, segundo o estudo, é que na vida online fica fácil ignorar as pessoas quando não queremos ouvir seus problemas ou críticas – e, com o tempo, esse comportamento indiferente acaba sendo adotado também na vida offline.

      Num meio competitivo, onde precisamos mostrar como estamos felizes o tempo todo, há pouco incentivo para diminuir o ritmo e prestar atenção em alguém que precisa de ajuda. Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo. Em 2012, um estudo da Universidade de Illinois com 292 voluntários concluiu que, quanto mais amigos no Facebook uma pessoa tem, e maior a frequência com que ela posta, mais narcisista tende a ser – e maior a chance de fazer comentários agressivos.

      Esse último resultado é bem surpreendente, porque é contraintuitivo. Ora, uma pessoa que tem muitos amigos supostamente os conquistou adotando comportamentos positivos, como modéstia e empatia. O estudo mostra que, no Facebook, tende a ser justamente o contrário.

                              Adaptado de Superinteressante. Disponível em:

    http://super.abril. com.br/tecnologia/o-lado-negro-do-facebook/

Assinale a alternativa em que a expressão destacada esteja sendo utilizada em seu sentido denotativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Sentido Denotativo: 

    Palavra no sentido real, sentido usual, próprio, não-figurado, de tal modo que tenha o mesmo significado para todos os membros de uma comunidade, dizemos que ela tem um sentido denotativo ou referencial.

    Sentido Conotativo:

    Sentido figurado, subjetivo, relacionado a figura de linguagem.

     

    Observe estes exemplos:
    1 - O gato subiu no telhado para fugir do cachorro.
    2 - Aquele rapaz encostado na moto é um gato. 
    O significante gato foi usado com dois significados diferentes: na primeira frase, trata-se de um animal mamífero, quadrúpede, felino; já na segunda, tem o sentido de rapaz bonito, atraente, simpático.


    Esses exemplos nos mostram que a linguagem oferece a possibilidade de usarmos uma mesma palavra em seu sentido próprio ou em um sentido figurado. No exemplo 1, foi usado o sentido próprio da palavra gato e, no exemplo 2, seu sentido figurado.

  • Sentido Denotativo = sentido do Dicionário

    Sentido Conatativo = sentido do Coração - Aqui falamos com sentido figurado, como o coração ou a mente deseja...rsrs

  • GABARITO D

     

    Denotativo ---- Dicionário --- sentido real

    Conotativo ---- Criativo --- sentido figurado

  • Palavras grifadas, para quem não consegue ver o sublinhado:

     

    vida offline

    Lado Negro

    vida em rede

    viajam muito mais

    diminuir o ritmo

  • d) “Seus amigos viajam muito mais do que você”.

  • Sentido figurado: CONOTATIVO

    Sentido original: DENOTATIVO

  • Denotação, também referida como sentido denotativo e sentido literal, é o emprego de palavras ou enunciado no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso.

  • Entender na Teoria a diferença do sentido Denotativo para o Conotativo não é tão complicado. Difícil, pelo menos pra mim, foi identificar no contexto do texto. Fiquei em dúvida entre alternativas "c", "d", "e".

    GABARITO D

     d)“Seus amigos viajam muito mais do que você”.

  • Denotativo - "De verdade'' - Sentido Real

    Conotativo - Sentido figurado. 

  • PAPA MIKE TANGO OSCAR    

     

    #DEUSNOCOMANDO

  • Conotativo = Corno ( sentido figurado)  Nunca mais erra

  • Sentido conotativo Conotativo é o sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal. Quando, por exemplo, diz-se de alguém que está "morto de cansaço" sabemos que a pessoa não faleceu efetivamente
  • Denotativo = De fato

    Conotativo = Como se fosse real

  • Não sei o motivo das pessoas responderem mil vezes a mesma coisa. Ajuda ai gente #pas

  • A questão parece que está perguntando o sentido dos termos Denotativo e Conotativo tamanha foram as explicações em cima disso. Queria que alguém explicasse o por quê  a letra "d"  e não a "e".Para mim, as duas caberiam como resposta.Grata!

  • Num meio competitivo, onde precisamos mostrar como estamos felizes o tempo todo, há pouco incentivo para diminuir o ritmo e prestar atenção em alguém que precisa de ajuda.

    Então acredito que nao seja a letra E pelo contexto, ali nao se fala do ritmo de corrida ou algo do tipo, é o ritmo da vida, que nao tem um ritmo propriamente dito, é algo bem subjetivo, mas creio que seja esse sentido.

    No caso da resposta o termo VIAJAR está sendo empregado com o sentido real de se fazer uma viagem. Seria conotativo se fosse algo como "Estou viajando nessa questão" ou algo do tipo.

    Nao sei se está certo, mas tentei dizer o que entendi!

  • a) “Esse comportamento indiferente acaba sendo adotado também na vida offline”.  Jeito poético de se expressar, portanto, é conotativo.

     

     b) “Lado Negro do Facebook”. Jeito poético de se expressar, portanto, é conotativo.

     

     c) “E a vida em rede pode ter um efeito psicológico ainda mais assustador”. Jeito poético de se expressar, portanto, é conotativo.

     

     d) “Seus amigos viajam muito mais do que você”. Jeito normal de se expressar, sem poesia, portanto, é denotativo (sentido de dicionário)

     

     e) “Há pouco incentivo para diminuir o ritmo” Jeito poético de se expressar, portanto, é conotativo.

     

    Resposta: Letra D. 

  • Denotativo: Sentido do Dinheiro R$ REAL AHAHA

  • Denotativo = Dicionário.

    Conotativo = Contexto. 

     

    Esse esquema me ajuda muito!

  • DENOTATIVO = DICIONÁRIO

    CONOTATITO = CONTO