SóProvas


ID
2516248
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O Lado Negro do Facebook


                                                                       Por Alexandre de Santi


      O Facebook é, de longe, a maior rede da história da humanidade. Nunca existiu, antes, um lugar onde 1,4 bilhão de pessoas se reunissem. Metade de todas as pessoas com acesso à internet, no mundo, entra no Facebook pelo menos uma vez por mês. Em suma: é o meio de comunicação mais poderoso do nosso tempo, e tem mais alcance do que qualquer coisa que já tenha existido. A maior parte das pessoas o adora, não consegue conceber a vida sem ele. Também pudera: o Facebook é ótimo. Nos aproxima dos nossos amigos, ajuda a conhecer gente nova e acompanhar o que está acontecendo nos nossos grupos sociais. Mas essa história também tem um lado ruim. Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook nos torna mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros. E, de quebra, mais infelizes.

      No ano passado, pesquisadores das universidades de Michigan e de Leuven (Bélgica) recrutaram 82 usuários do Facebook. O estudo mostrou uma relação direta: quanto mais tempo a pessoa passava na rede social, mais infeliz ficava. Os cientistas não sabem explicar o porquê, mas uma de suas hipóteses é a chamada inveja subliminar, que surge sem que a gente perceba conscientemente. Já deve ter acontecido com você. Sabe quando você está no trabalho, e dois ou três amigos postam fotos de viagem? Você tem a sensação de que todo mundo está de férias, ou que seus amigos viajam muito mais do que você. E fica se sentindo um fracassado. “Como as pessoas tendem a mostrar só as coisas boas no Facebook, achamos que aquilo reflete a totalidade da vida delas”, diz o psiquiatra Daniel Spritzer, mestre pela UFRGS e coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas. “A pessoa não vê o quanto aquele amigo trabalhou para conseguir tirar as férias”, diz Spritzer.

      E a vida em rede pode ter um efeito psicológico ainda mais assustador. Durante 30 anos, pesquisadores da Universidade de Michigan aplicaram testes de personalidade a 14 mil universitários. O resultado: os jovens da geração atual, que cresceram usando a internet, têm 40% menos empatia que os jovens de três décadas atrás. A explicação disso, segundo o estudo, é que na vida online fica fácil ignorar as pessoas quando não queremos ouvir seus problemas ou críticas – e, com o tempo, esse comportamento indiferente acaba sendo adotado também na vida offline.

      Num meio competitivo, onde precisamos mostrar como estamos felizes o tempo todo, há pouco incentivo para diminuir o ritmo e prestar atenção em alguém que precisa de ajuda. Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo. Em 2012, um estudo da Universidade de Illinois com 292 voluntários concluiu que, quanto mais amigos no Facebook uma pessoa tem, e maior a frequência com que ela posta, mais narcisista tende a ser – e maior a chance de fazer comentários agressivos.

      Esse último resultado é bem surpreendente, porque é contraintuitivo. Ora, uma pessoa que tem muitos amigos supostamente os conquistou adotando comportamentos positivos, como modéstia e empatia. O estudo mostra que, no Facebook, tende a ser justamente o contrário.

                              Adaptado de Superinteressante. Disponível em:

    http://super.abril. com.br/tecnologia/o-lado-negro-do-facebook/

Assinale a alternativa em que NÃO ocorre derivação sufixal.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver a questão está incorreta,pois Reunissem vem do verbo reunir. 

    Já resposta correta seria letra E 

    HUMANIDADE :composição por agluinação das palavras HUMANO + IDADE. 

     

  • SUFIXO  

    OSO            Formam adjetivos a partir de substantivos

    DADE          Formam substantivos a partir de adjetivos

    MENTE        Sufixo adverbial

     (Reunir = verbo)    REUNISSEM   reunissem é uma flexão de reunir: do latim re (de novo) + unire (unir)= unir de novo

  • A letra B trata-se de desinência verbal, e não de derivação. A desinência não é uma derivação.

  • HUMANO + VOGAL DE LIGAÇÃO INTRODUZIDA POR MOTIVO EUFÔNICO (i)  + SUFIXO DADE

     

    HUMANIDADE  = CONDIÇÃO DE HUMANO OU SUBSTANTIVO COLETIVO QUE INDICA A TOTALIDADE DOS HOMENS E MULHERES.

     

    Para notar que o gabarito está correto, basta perceber que o acréscimo de uma desinência verbal não cria uma nova palavra, apenas faz com que uma já existente concorde com outro termo da oração. No caso da derivação sufixal, cria-se uma palavra nova com a adição de um sufixo.

  • a)poderoso

    [SUFIXO NOMINAL -OSO(a): INDICADOR DE ESTADO PLENO, ABUNDÂNCIA. DENGOSO, HORROROSO, SABOROSO ]

    b)reunissem

    c)supostamente

    [SUFIXOS QUE FORMAM SUBSTANTIVOS POR MEIO DE VERBOS: -ENTE: BATENTE, COMBATENTE, DESCENDENTE]

    d)justamente

    [SUFIXOS QUE FORMAM SUBSTANTIVOS POR MEIO  DE VERBOS:-ENTE:BATENTE, COMBATENTE, DESCENDENTE]]

    e)humanidade

    [SUFIXOS QUE FORMAM SUBSTANTIVOS POR MEIO DE ADJETIVOS: -DADE(i)DADE: LEALDADE,MENSALIDADE, NACIONALIDADE]

     

    POR EXCLUSÃO LETRA b)Poderoso

  • Poderoso.  PODER

    Reunissem. UNIÃO

    Supostamente. SUPOSTO

    Justamente. JUSTO

    Humanidade. HUMANO

     

  • Flexão do verbo reunir na: 3ª pessoa do plural do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo 

  • Palavra base União ! 

    Re- Unir   modifica o prefixo

    Re-unissem modifica o prefixo

    Assim foi minha lógica ! se alguem achar que estou errado me corrijam por favor

  • Os morfemas são unidades que se podem delimitar dentro da palavra e que podem ser maiores do que o fonema. Por exemplo, em «constituição» é possível identificar duas unidades, «constitui-» e «-ção», pois a primeira também ocorre na palavra «constituir» e a segunda ocorre em palavras como «animação», «perdição», «destruição» e ambas têm um significado constante nestas palavras. Alguns destes morfemas chamam-se sufixos e eles têm a característica de ser morfemas presos (não podem constituir por si sós uma palavra), e de ocorrerem na margem direita da palavra. Os sufixos são divididos geralmente em sufixos flexionais e sufixos derivacionais. Os últimos estão envolvidos em processos de formação de palavras (geram palavras novas) e determinam a classe gramatical da palavra resultante (então, no exemplo «constituição» acima referido, o sufixo derivacional -ção determina que a palavra derivada seja um substantivo embora a base seja verbal), assim como outras propriedades dessa palavra como o género gramatical (p. ex., todas as palavras derivadas com -ção são do género feminino). Os sufixos flexionais, por outro lado, veiculam informação gramatical relevante para a concordância ou para outros fenómenos sintácticos/sintáticos e não modificam a classe gramatical da palavra em que ocorrem. Exemplos de sufixos flexionais são o -s do plural dos nomes e adjectivos ou os sufixos que nos verbos transmitem informações de pessoa, número, tempo, modo e aspecto. Convém referir que em Português, o mesmo sufixo transporta as informações de pessoa e número, da mesma forma que, para o conjunto de valores de tempo, modo e aspecto também não é possível isolar mais do que um sufixo na mesma forma verbal. 
    Uma desinência é um sufixo flexional. Também se usa o termo «terminação» para este conceito. Exclui-se por vezes da classe das desinências o grupo dos sufixos que na flexão verbal codificam os valores de tempo, modo e aspecto, reservando-se a designação de desinência para os sufixos flexionais verbais que veiculam informação de pessoa e número e, na flexão nominal, para os sufixos de género e o sufixo -s do plural. Por vezes, por terminação entende-se não um sufixo flexional, mas um conjunto de elementos como seja o conjunto formado, nos verbos, pela vogal temática, o sufixo de tempo, modo e aspecto e o sufixo de pessoa e número.

    Assim, a alternativa B esta incorreta pois na palavra Reunissem, deriva da palavra UNIR onde tem o prefixo Re + Unir + o sufixo flexionado ssem.

  •  a) Poderoso [DERIVAÇÃO SUFIXAL = poder + oso]. ERRADA

     b) Reunissem [FLEXÃO DO VERBO REUNIR]. CERTA

     c) Supostamente [DERIVAÇÃO SUFIXAL = suposto + mente]. ERRADA

     d) Justamente [DERIVAÇÃO SUFIXAL = justo + mente]. ERRADA

     e) Humanidade [DERIVAÇÃO SUFIXAL = humano + idade]. ERRADA

     

    OBS: flexão e derivação são completamente dissociadas (ou seja, se uma palavra é obtida por derivação de outra, então não é uma forma flexionada dessa mesma palavra e vice-versa). Note-se que em português toda a flexão se faz por meios sufixais; por isso existe um sufixo em «reunissem», mas este sufixo é flexional, não é derivacional.

  • b) Reunissem.

  • LISTA DE SUFIXOS - LEIA E LEMBRE-SE NA HORA DA PROVA

    -dor-dade-ado-oso-iaco-ada-edo

    -tor-ência-ato-udo-aco-agem-eiro

    -sor-ez-aria-ia-aico-ança-eira

    -eiro-eza-douro-ismo-ano-aria-ena

    -ista-ice-tório-ica-ão-eria

    -nte-ície-tério-tica-enho-ata

    -rio-ismo-ável-al-eno-ção

    -az-or-ível-agem-ense-ura

    -ento-ude-óvel-ada-ês-ela

    -lento-ume-úvel-ama-eu-ença

    -into-ura-iço-ame-ino-ência

    -enho-eo-ivo-ário-ista-mento

    -onho-aco -aria-or

  • Consegui resolver a questão pensando na classe gramatical da palavra.

  • Concordo com o Tiago castro! 

    Já resposta correta seria letra E 

    HUMANIDADE :composição por agluinação das palavras HUMANO + IDADE. 

  • Desde quando o sufixo "ssem" de reunissem forma uma palavra com sentido? Se a palavra nao existe, oxe, não é um sufixo, gabarito corretíssimo. 

  • espero que algum professor do qconcursos se manifeste a respeito da questao,

    ssem com radical formou uma palavra sendo assim um sufixo valido tendo em vista que existe esta palavra no portugues.

    aguardo resposta.

  • Reunissem possui dois afixos

    re- : (prefixo) na qual remete a ideia de acontecer de novo, repetir

    -ssem : (sufixo) que se trata de um sufixo desinencial verbal de modo

    Nenhuma outra palavra possui dois afixos, apenas sufixos.

  • Derivação Sufixal:

    É a derivação que se dá com o acréscimo de um sufixo à palavra primitiva:

    pedreiro, casamento, bebedouro, acidez, socialista, sapataria, rapidamente, passarinho, etc.

     

  • Larissa,

    "Humani" não existe, mas humano, sim. NÃO é parassintética. 

     

     

  • =E ESSE PREFIXO AE NA PALAVRA UNIR ( RE+UNIR+SEM ) ???

  • Derivação Prefixal ou Prefixação

    Resulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, que tem o seu significado alterado. Veja os exemplos:

    Crer -  descrer
    ler - reler
    capaz - incapaz

    Derivação Sufixal ou Sufixação

    Resulta de acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical.

    Por Exemplo:

    alfabetização

    No exemplo acima, o sufixo -ção  transforma em substantivo o verbo alfabetizar. Este, por sua vez, já é derivado do substantivo alfabeto pelo acréscimo do sufixo -izar.

  • Já percebi que pra fazer essa prova da AOCP vc não tem que apenas estudar e sim estar completamente abençoado por Deus. Sim! porque so Jesus na causa. Nossa é cada questão que eles colocam que não se pode nem dizer que foi elaborada por uma banca cuja responsabilidade é prestar um concurso com lisura e comprometimento, pelo contrario eles apenas copiam um trecho de um livro qualquer e colocam na prova apenas para disser que as suas questões são complexas. Acho que eles querem se comparar com o CESPE, mas a diferença é que o CESPE elabora as questões de forma consciente e não de maneira irresponsavel. 

  • meu DEUSSSSSSSSSSSSSSSS

  • tbm pensei a mesma coisa sobre o verbo reunir aff

  • A galera sempre vai reclamar, seja a questão ruim ou boa. Estava resolvendo questões da FGV há alguns dias e li as mesmas reclamações. Ao meu ver, esta questão esta corretíssima. E, comparando a FGV, fácil.

  • EXPLICAÇÃO (LONGA) COMPLETA DO VIKTOR JUNIOR

  • O erro esta na palavra REUNISSEM, existe um prefixo "re", o radial semantico é a palavra "unir", simples assim

  • O comentário do Renato Ribeiro ajuda compreender o gabarito.

    Complementando:

    Re/uni/SSE/M: SSE marca uma desinência modo-temporal (pretérito imperfeito do subjuntivo) e M desinência número-pessoal (indica plural e pessoa).

  • Reunissem

    Unir

    Re-unir

    Re-uni-ssem

  • b) Reunissem.

  • Reunissem é apenas um verbo conjugado (gabarito B)

  • não entedi gostaria de uma explicação mais detalhada, os professores deveriam corrigir as questões

  • Em "reunissem" não há sufixo, mas apenas desinências modo-temporal e número-pessoal.

  • Mesmo não sabendo que B) Reunissem é desinência e não derivação, poderia ter sido feita por exclusão.

    Todas as demais opções temos sufixos mente, oso e idade.

    A banca foi generosa!

    Não deixe o inimigo te derrubar, pra cima deles.

  • GABARITO: B

  • fui por eliminação e a B foi a que sobrou.

  • O professor do QC se confundiu, ele tratou a letra E como se fosse a palavra ''HUMILDADE'', mas vejam que é HUMANIDADE.

  • ué mas, Humanidade não seria uma palavra composta por aglutinação ? :/