SóProvas


ID
2516503
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à centralização e à descentralização da autoridade na empresa, analise as afirmativas a seguir.


I. A Teoria Clássica defende a centralização da autoridade.

II. A Teoria Científica defende a descentralização da autoridade.

III. A descentralização é mandatória para empresas de pequeno porte.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

     

    Princípios Básicos Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

     

    1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

    2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

    3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

    4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

    5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gea o caos na organização.

    6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

    7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

    8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

    9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

    10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.

    11-Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

    12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

    13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

    14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

     

     

  • Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escola era formada principalmente por engenheiros, como Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Henry Lawrence Gantt (1861-1919), Frank Bunker Gilbreth (1868-1924), Harrington Emerson (1853-1931) e outros. Henry Ford (1863-1947) costuma ser incluído entre eles pela aplicação desses princípios em seus negócios.

     

    - A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização.

     

    - Nesse sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial).

    - A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Científica.

     

    - Defendia a organização linear caracterizada pela ênfase à centralização da autoridade (atuação diretiva).

     

    De outro lado, a corrente dos anatomistas e fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol. Essa escola, também chamada de "Escola dos Chefes", teve como expoentes: Henri Fayol (1841-1925), James D. Mooney, Lyndall F. Urwick (1891-1979), Luther Gulick e outros. A essa corrente chamaremos Teoria Clássica.

     

    - A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.

     

    - Nesse sentido, a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos).

     

    ênfase na estrutura é a sua principal característica.

     

    - Defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade (atuação participativa).

     

  • Não teve um comentário que satisfizesse a minha dúvida quanto ao item 2, o comentário do colega me deixou mais confusa ainda, se alguém puder esclarecer eu realmente agradeço

  • To com duvida tambem no item 2!

  • O Item II está correto por que a adm científica tem ênfase na tarefa e na divisão do trabalho. Então ela descetraliza as atividades. Pelo menos foi o que entendi,

  • A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor. Taylor era contrário à centralização da autoridade e propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.

    Administração geral e pública de Idalberto Chiavenato: parte I, abordagem clássica da administração. 3ª edição

  • (Taylor ciência funcional) descentralização

    (Fayol Clássico Comando) Centralização

  • Taylor foi "o cara" do operacional, ele acreditava que uma maior descentralização traria maior autonomia aos funcionários e assim um maior rendimento, pois os processos seriam mais dinâmicos.

     

    Já Fayol era mais focado na organização, organograma, ele direcionou seus estudos na alta cúpula da adm.

  • Afff ninguem botou o gabarito!!!

     

    GABARITO D

  • Obrigada, Paula Dourado!

  • No livro Teoria Geral da Administração de Chiavenato  na pág 202 é possível encontrar as respostas:

    Enquanto a Teoria Clássica de Fayol defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização da autoridade, a Adm Científica de Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade.

  • Classica - Fayol - Unidade de comando - Centralizado

    Cientifica -Taylor - Supervisão funcional - Descentralizado 

  • Erre, pois achava q Taylor pensava na centralização, como Fayol. Mas descobri agora q ele propõe a descentralização...


    Gab: D

  • I - Na Teoria Clássica, dentro de Fayol, tem-se 14 princípios. Um deles refere-se à centralização (V)

    II - Na Teoria Científica, dentro de Taylor, propõe-se a descentralização funcional, em direção aos especialistas (V)

    III - Não existe tal relação. Uma empresa pequena têm forte tendência à centralização, pela facilidade de controle (F)

  • Obrigada pelos trechos teóricos compartilhados aqui nos comentários. Sinto-me parte de um grupo de estudos, sem as fofocas (rsrs)!

  • Comentário do Anderson Lima é o melhor.

  • eu acho esse modelo de questao muito injusto!!voce tem que analisar 3 ,4 itens !! e ,as vezes ,voçe so nao sabe de um ,acerta os outros ,mas mesmo assim erra a questao !!e olhe que ja fiz simulados de 80 questoes e 12 eram desse tipo !! so ai da metade da prova em somente 12 questoes !!o que seria 80 ,fica mais de 100!! mas fazer o que ne?!