-
Correto Letra E
"A Teoria contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações. Em outras palavras, (I) essas condições são ditadas de acordo com o seu ambiente externo. Essas contingências externas podem ser consideradas como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos internos das organizações. Pesquisas foram realizadas na década de 1960 sobre a relação entre modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinados tipos de indústria. (II) Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo."
Com relação ao item III, a afirmação, considerada isoladamente, é verdadeira. Acredito que a Teoria da Contigência, desenvolvida algumas décadas após a experiência de Hawthorne, tenha levado em conta as "boas coisas" desenvolvidas pelas teorias anteriores, entre elas a "oficialização" da estruta informal da organização. Daí ser correto afirmar que a teoria em comento "contém" elementos de outras teorias.
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Teoria_da_Contingencia.htm
-
II- Recomenda a elaboração de desenhos organizacionais apropriados para situações específicas. (não entendi poque essa afirmação está correta, algué pode esclarecer?)
-
Gab: E
Olá RENATA MANFRINATO!
A afirmativa II, "Recomenda a elaboração de desenhos organizacionais apropriados para situações específicas", diz respetio à flexibilidade da teoria contigencial. Simplificando, quer dizer que, para cada situação/problema/oportunidade, haverá uma situação específica. Assim, elaboram-se desenhos/planos apropriados para enfrentar cada situação/problema/oportunidade.
Abs
-
Errei a questão por conta da interpretação da I assertiva. Afirmando que ocorre o deslcocamento da ênfase administrativa para o sistema aberto (fora da organização) na teoria da Contingência. A teoria Estruturalista já buscava inter-relacionar a organização com seu ambiente externo, além da teoria de sistemas.
Alguém pode sabe explicar?
-
Com relação à Teoria da Contingência, analise as afirmativas a seguir.
I. Ocorre o deslocamento da percepção administrativa com ênfase voltada para fora da organização.
II. Recomenda a elaboração de desenhos organizacionais apropriados para situações específicas.
III. A Teoria das Relações Humanas contribuiu com o seu conceito de estrutura informal da organização. Não consegui entender a III. Pois o enenciado fala sobre a teoria Contigêncial, em que momento a Teoria das Relações Humanas, tem relação com a Contigencial?
Poderiam me ajudar colegas concurseiros?
-
Teoria da Contingencia
· Uma organização dinâmica relaciona-se com o ambiente externo ajustando-se a ele ou modificando-o.
· Incerteza, a mudança e a inovação, com ênfase no ambiente;
· não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
· Nada é absoluto, tudo é relativo.
· Homem complexo.
-
Fred Monteiro essa parte que fala que a teoria contigencial deslocou a percepção administrativa para fora da organização está correta, pois essa teoria colocou ênfase no ambiente e nas demandas ambientais. Então para a teoria da contigência são as características ambientais que condicionam as características organizacionais.
Quanto à dúvida da Elma Santana, a informação de que a TRH contribuiu com a organização informal para a teoria da contigência é verdadeira. Todas as teorias administrativas contribuíram de algum modo para a teoria da contingência. Num quadro do livro Teoria Geral da Administração vol 2 de Chiavenato pode ser encontrada essa informação.
fonte: Teoria Geral da Administração, vol 2, 2002, Chiavenato.
-
FATORES CONTINGENCIAIS DO SISTEMA DE CONTROLE: Variável organizacional / formato do sistema de controle
1) Dimensão da organização; 2) Nível hierárquico; 3) Estrutura organizacional; 4) Cultura organizacional; 5) Estilo de liderança; 6) Importância da atividade.
1) Dimensão da organização:
· Pequeno porte: pessoal, informal, observação direta e relatório verbal.
· Grande porte: formal, impessoal, complexo e automatizado.
2) Nível hierárquico:
· Alta administração: critérios múltiplos de avaliação - visão de conjunto da organização;
· Base operacional: critérios simples e diretos, com mensuração mais objetiva.
3) Estrutura organizacional:
· Centralizada: menor controle e sistema de avaliação;
· Descentralizada: maiores informações e feedback e controles mais abrangentes.
4) Cultura organizacional:
· Participativa: informal e autocontrole;
· Coercitiva: formal e imposto externamente.
5) Estilo de liderança: Democrático: informal; Autocrático: formal e imposto externamente
6) Importância da atividade: Elevada: sofisticado e abrangente; Reduzida: informal e simples
-
Segundo Chiavenato, a Abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Vamos analisar as afirmativas.
I. Certo. Os estudos sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo.
II. Certo. Ambientes diferentes precisam de diferentes desenhos organizacionais para obter eficácia. Portanto, é necessário um modelo apropriado para cada situação.
III. Certo. Na teoria das relações humanas a maior preocupação era o comportamento humano e o relacionamento informal e social dos participantes em grupos sociais que modelavam e determinavam o comportamento individual.
GABARITO: E
-
-
Achei que a alternativa I tivesse sido pela Teoria dos Sistemas e não da Contingência.