SóProvas


ID
2517406
Banca
FCC
Órgão
POLITEC - AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

De acordo com estimativa recente de um órgão federal, existem 370 mil usuários de crack nas capitais brasileiras. Além disso, a cocaína é uma das drogas ilícitas mais utilizadas no mundo. A respeito do crack e da cocaína, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (a) a cocaína é a droga de maior poder alucinógeno conhecida atualmente. ERRADO: -Crack e cocainapertencem ao grupo pscicoanalepticas. A drogas alucinogenas pertencem ao grupo pscicodislepticas. essas causam o "MAL" (Maconha, Ayahuasca, LSD

    .

    (b) a mescalina silobina, um dos subprodutos da metabolização da cocaína, pode ser detectada em teste rápido realizado em amostra de sangue.  ERRADO: -A mescalina (fórmula química: 3,4,5- trimetoxifeniletilamina) é um alucinógeno natural extraído do cacto peiote

    (c) a cocaína também pode ser denominada como diacetilmorfina. ERRADO: Diacetilmorfina é a Heroina.

    (d)o efeito do crack é percebido de forma mais lenta que a cocaína, porém é capaz de produzir mais danos. ERRADO: em geral, devido a inalação da fumaça, o Crack tem efeito mais rápido que a cocaina, interagindo diretamento com o pulmão.

    (e) Gabarito

  • DROGAS PSICOLÉPTICAS

    São substâncias que deprimem a atividade mental, diminuem a vigília, reduzem a atividade intelectual, sedam a tensão emocional, induzem ao sono, relaxam os músculos e diminuem a ansiedade e o pânico.

    Ex: Ópio, Calmantes/Tranquilizantes, indutores do sono e etc.

     

    DROGAS PSICOANALÉPTICAS

    São substâncias que estimulam a atividade mental, aumentam a vigília, causam insônia, excitam a atividade intelectual, exaltam a tensão emocional, levando à euforia e ansiedade.

    Algumas combatem a depressão, enquanto outras diminuem o apetite, levando ao emagrecimento.

    Ex: cocaína, anfetaminas.

     

    DROGAS PSICODISLÉPTICAS

    São substâncias que perturbam a atividade mental, gerando distorção da realidade (delírios), alucinações, ilusões, estados confusionais e despersonalização.

    Maconha, LSD, Santo Daime, Metanfetamina, feniciclidina.

     

  • O crack é a cocaína petrificada. 

  • Cocaína -“É um alcaloide de ação estimulante, extraído das folhas da coca. Esse vegetal é um arbusto sulamericano. Apresenta-se na forma de pó branco para ser aspirado como rapé, por fricção da mucosa gengival ou diluído e aplicado como injeção. É também conhecido como “poeira divina", de uso mais largo entre os rufiões e elegantes prostitutas, ou, como mais recentemente, entre os membros da fina flor da sociedade burguesa. Colocado na mucosa nasal por aspiração, é esse alcaloide absorvido rapidamente para o organismo. A continuação do uso da cocaína por via nasal termina perfurando o septo nasal, lesão esta muito significativa para o diagnóstico da cocainomania. Um dos fatos que mais chama a atenção em um viciado por essa droga é o contraste arrasador entre uma decadência física lamentável e um humor imoderado e injustificável. Os olhos do drogado por cocaína são fundos, brilhantes, de pupilas dilatadas. Há um tremor quase generalizado, mais predominante nos lábios e nas extremidades dos membros. Tiques nervosos e excitações repentinas. Na intoxicação aguda pela cocaína o paciente apresenta uma série de sintomas, quais sejam: a) psíquicos: excitação motora, agitação, ansiedade, confusão mental e loquacidade; b) neurológicos: afasia, paralisias, tremores e, às vezes, convulsão; c) circulatórios: taquicardia, aumento da pressão arterial e dor precordial; d) respiratórios: polipneia e até síncope respiratória; secundários: náuseas, vômitos e oligúria. É tão grave a nocividade dessa droga que, mesmo depois da cura pela desintoxicação, o viciado não se recupera das lesões mais graves do sistema nervoso. Tem estados depressivos e de angústia, alucinações visuais e tácteis, delírios de perseguição e complexo de culpa. Envelhece muito precocemente, e a morte é quase sempre por perturbações cardíacas." (...)

    Crack- “ O crack tem um efeito muito semelhante ao da cocaína, entretanto percebido mais rapidamente e com poder maior de viciar e produzir danos. Praticamente ele é constituído da pasta base da cocaína, como um subproduto, e por isso é muito mais usado entre os viciados de poder aquisitivo reduzido. Seu uso é através da aspiração em cachimbos improvisados e é apontado como a droga mais usada nas cidades do Sul e Sudeste do Brasil. Os efeitos tóxicos e os efeitos sobre o cérebro são muito parecidos com os da cocaína: dilatação das pupilas, irritabilidade, agressividade, delírios e alucinações. Com o tempo, o usuário de crack começa a apresentar uma sensação de profundo cansaço e de grande ansiedade". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 858 e 860.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • Crack é um termo popular utilizado para descrever a cocaína no seu estado cristalizado, que forma aglomerados semelhantes a pedras brancas que, quando queimados, fazem pequenos estalos