SóProvas


ID
2517565
Banca
Marinha
Órgão
ESCOLA NAVAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão. 


"[...]. Alguns leitores ao lerem estas frases (poesia citada) não compreenderam logo. Creio mesmo que é impossível compreender inteiramente à primeira leitura pensamentos assim esquematizados sem uma certa prática."

(Mário de Andrade - Artista)

Assinale a opção em que Marina Cezar explicita uma das "práticas” necessárias para a compreensão efetiva de uma leitura.

Alternativas
Comentários
  •   No processo de leitura do texto, para que o leitor se aproprie desse(s) sentido(s), é necessário que ele domine não apenas o código linguístico, mas também compartilhe bagagem cultural, vivências, experiências, valores, correlacione os conhecimentos construídos anteriormente (de gênero e de mundo, entre outros) com as novas informações expressas no texto; faça inferências e comparações; compreenda que o texto não é uma estrutura fechada, acabada, pronta; perceba as significações, as intencionalidades, os dialogismos, o não dito, os silêncios.

    Pura interpretação, as vezes é melhor fazer a leitura diversas vezes para não errar, eu errei por não ler varias vezes

  • As vezes a pressa faz com que você erre uma questão relativamente simples.

     

    A banca coloca esse texto do Mario de Andrade só para induzir o candidato ao erro. Acredito que muitos vão ficar relendo esse trecho e não vão achar a resposta. A questão exige o ponto de vista da autora, então o candidato teria que recorrer para o texto a qual ela explícita sua opinião. 

  • Estranho, pois no trecho em que a autora cita as práticas necessárias ela diz "É necessário que ele domine NÃO apenas o codigo linguistico..." E a alternativa E afirma que o leitor deve dominar EXCLUSIVAMENTE o código linguistico...

    Se uma boa alma puder me ajudar rumo a compreensão, eu agradeceria.

  • Adler Silva,

     

    No trecho que você destacou, há o trecho "correlacione os conhecimentos construídos anteriormente (de gênero e de mundo, entre outros) com as novas informações expressas no texto".

     

    E, no próprio trecho que você marcou em vermelho, diz que é necessário que domine não apenas o código.

     

    Acredito que, analisando esses pontos, o gabarito correto seja a alternativa C.

  • Questão passível de recurso..... o exclusivamente extrapola  porque não consta no texto em análise....

     

     a letra C seria a mais correta...

  • No enuciado ele pede UMA das práticas..

    do texto temos duas práticas apontadas.

    1 -  Código linguístico

    2- bagagem cultural.

    Na letra C, ele não define , quais conhecimentos anteriores, e ainda afirma com NOVAS informações expressas no texto.

    em uma primeira análise, poderia ser o gabarito.

    Mas temos a letra E, redondinha de acordo com o texto, bem definidinho.

    Errei tambem a questão, mas ela está muito bem formulada..

    Gabartio letra E

  • O termo "exclusivamente" constante na alternativa E invalida completamente o gabarito, tendo em vista que está claro no texto o seguinte:

     

    No processo de leitura do texto, para que o leitor se aproprie desse(s) sentido(s), é necessário que ele domine não apenas o código linguístico, mas também compartilhe bagagem cultural (...).

     

    A alternativa dá a entender que o domínio do código linguístico é prática exclusiva, o que, pela análise do texto, percebmos que não é.

     

    Alguém mais com este pensamento?

     

    Questão completamente mal formulada, típica de Marinha.

     

  • Concordo com os colegas que questionaram o gabarito. É necessário mencionar que o penúltimo parágrafo do texto diz respeito a uma enumeração da qual diz que o domínio exclusivo do código linguístico não garante por si só a apropriação dos sentidos no processo de leitura. Após esta ressalva, são citadas outras práticas como a correlação de "conhecimentos construídos anteriormente (de gênero e de mundo, entre outros) com as novas informações expressas no texto", entre outras. A correta, ao meu ver, seria a assertiva C.

  • Eu não concordo com o gabarito e, apesar de minha grande admiração ao professor  Arenildo, também não concordo com o comentário.

    Em se tratando de poemas, como sugere o texto, muitas das vezes, o meu domínio no código linguistico, não me ajudou, ao contrário, me deixou por vezes perdido. Concordo com os comentários em relação a acertiva C.

     Eu entraria com recurso!!!