SóProvas


ID
2518498
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere que o Tribunal Regional Eleitoral está implantando as melhores práticas do COBIT 5. Uma equipe está trabalhando na criação de tabelas de mapeamento entre os objetivos corporativos e os objetivos de TI e entre os objetivos de TI e os habilitadores do COBIT 5. Este instrumento é importante, pois permite a definição das prioridades de implementação, melhoria e garantia da governança corporativa de TI com base nos objetivos estratégicos do Tribunal e no respectivo risco. Na prática, este mecanismo permite:


− Definir as metas e objetivos tangíveis e relevantes em vários níveis de responsabilidade;

− Filtrar a base de conhecimento do COBIT 5, com base nos objetivos do Tribunal, para extrair a orientação pertinente para inclusão na implementação, melhoria ou garantia de projetos específicos;

− Identificar e comunicar claramente como os habilitadores são importantes para o atingimento dos objetivos corporativos.


Este mecanismo do COBIT 5 é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A cascata de objetivos do COBIT 5 é o mecanismo de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados, exequíveis, objetivos de TI e metas de habilitador. Esta tradução permite a configuração de objetivos específicos em cada nível e em cada área da organização em apoio aos objetivos gerais e às exigências das partes interessadas e, portanto, apoia efetivamente o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços e soluções de TI.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A cascata de objetivos é o mecanismo que mapeia os objetivos de negócio em objetivos de TI e associa tais objetivos aos habilitadores do COBIT 5.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Este instrumento é importante, pois permite a definição das prioridades de implementação, melhoria e garantia da governança corporativa de TI com base nos objetivos estratégicos do Tribunal e no respectivo risco.