SóProvas


ID
2518687
Banca
FCC
Órgão
PC-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história da fundação da vila na localidade de Macapá, no período colonial, está diretamente relacionada

Alternativas
Comentários
  • resposta letra D

     

    A história de Macapá se prende à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia, quando estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Posteriormente, na Praça São Sebastião (atual praça Veiga Cabral), a 4 de fevereiro de 1758, foi levantado o Pelourinho, na presença do Capitão General do Estado do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá. A partir de então, foram surgindo edificações, até hoje preservadas, que constituem em verdadeiro patrimônio cultural, como a Fortaleza de São José de Macapá, uma das sete maravilhas brasileiras

  • Estava com dúvida entra a letra C e D, porém lembrando do livro Formação do Brasil Contemporâneo de Caio Padro Jr, que diz:

    (...) "o banderismo preador de índios e prospector de metais e pedras preciosas, que abriu caminho, explorou a terra e repeliu as vanguardas da colonização espanhola concorrente; mais tarde, a exploração das minas, descobertas sucessivamente a partir dos últimos anos do século XVII, e que fixou núcleos estáveis e definitivos no coração do continente( Minas Gerais, GOIÁS, Mato Grosso). ( Prado, pag 36).

    (...) Excluo as bandeiras, está visto, que andaram por toda parte, mas que exploram apenas e NÃO FIXAM povoadores. (Prado, pag 38).

  • Macapá, a atual capital, se originou de um destacamento militar que se fixou no mesmo local das ruínas da antiga Fortaleza de Santo Antônio. Periodicamente um destacamento substituia o outro e assim foi garantida a colonização desta região.

  • Comentário: A fundação da Vila de Macapá se dá em um contexto em que a coroa portuguesa tomava iniciativas para efetivar a ocupação do território, em meados do século XVIII, objetivando, com isso, garantir a posse daquelas terras. É neste sentido que a Vila é criada em 1758 e a Fortaleza de São José do Macapá construída entre 1764 e 1782. Os habitantes da vila não foram deportados (condenados expulsos de seu território de origem) e sim colonos, principalmente açorianos, levados pela coroa portuguesa. O pelourinho, construído em 1758, não era um sinal de que a vila se deu para combater quilombos, pelo contrário, esta era uma prática comum da coroa portuguesa quando construía uma nova Vila. As entradas chegam ao vale do Rio Amazonas, mas não possuem relações com a fundação de Macapá. E, por fim, os jesuítas eram contrários à exploração dos nativos: visavam sua catequização e incorporação à sociedade colonial por meio do trabalho.

    Gabarito: D

    Tirado do: exponencial concursos.