A questão avalia os conhecimentos do candidato sobre exames psiquiátricos no contexto forense.
A) ERRADO. O diagnóstico de um transtorno psiquiátrico é baseado principalmente no exame do estado mental, e não em achados complementares (o próprio nome já diz - apenas complementam!).
B) ERRADO. Os testes psicológicos e neurológicos podem, sim, auxiliar no diagnóstico diferencial em um exame psiquiátrico, uma vez que fornecem informações como o perfil cognitivo e afetivo do paciente e deficiências orgânicas.
C) ERRADO. Os exames complementares não substituem a entrevista psiquiátrica, sendo esta uma etapa essencial dos exames psiquiátricos.
D) ERRADO. O diagnóstico psicopatológico é baseado no conjunto das avaliações: anamnese, avaliação do estado mental, exames complementares, e não nos mecanismos etiológicos supostos pelo médico. Até porque se conhece muito pouco sobre as causas dos transtornos psiquiátricos.
E) CERTO. O termo 'patognomônico' se refere a um sinal ou sintoma específico de uma determinada doença, diferenciando-a das outras. De fato, os transtornos psiquiátricos não possuem sintomas patognomônicos, e sim são diagnosticados com base no conjunto das avaliações citadas na alternativa anterior.
Gabarito do professor: alternativa E.