SóProvas


ID
2519176
Banca
FCC
Órgão
POLITEC - AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação à avaliação de imputabilidade penal em casos de demência, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Me sinto em 1940 com estes conceitos

  • A demência é uma síndrome, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há comprometimento de numerosas funções corticais superiores, tais como a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, o cálculo, a capacidade de aprendizagem, a linguagem e o julgamento. A síndrome não se acompanha de obnubilação da consciência. O comprometimento das funções cognitivas acompanha se, habitualmente, e é, por vezes, precedida por uma deterioração do controle emocional, do comportamento social ou da motivação. A síndrome ocorre na Doença de Alzheimer, em doenças cerebrovasculares e em outras afecções que atingem primária ou secundariamente o cérebro.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em psiquiatria forenseimputabilidade penal.


    A) CERTO. Uma vez que a deterioração mental pode afetar o juízo crítico de um indivíduo, essa alteração pode predispor à delinquência.


    B) ERRADO. A demência (F00-F03) é uma síndrome devida a uma doença cerebral, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há comprometimento de numerosas funções cognitivas, tais como a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, o cálculo, a capacidade de aprendizagem, a linguagem e o julgamento. Essa perda cognitiva afeta, dentre outras habilidades, a compreensão e o julgamento dos atos.


    C) ERRADO. Nos quadros de demência é comum que ocorra o aumento da impulsividade, e não a sua diminuição.


    D) ERRADO. Nos quadros de demência, o comprometimento das funções cognitivas se acompanha habitualmente e é por vezes precedido por uma deterioração do controle emocional, do comportamento social ou da motivação. Então o controle emocional é, sim, afetado.


    E) ERRADO. A síndrome não se acompanha de uma obnubilação da consciência


    Gabarito do professor: alternativa A.


    Referência principal:
    http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f00_...
  • Do ponto de vista da ciência médica, esta questão não tem pé nem cabeça. Ilógica. Explico: qual a evidência científica de que haveria uma facilitação para delito numa fase inicial de uma doença cerebrovascular? E se o AVC sofrido pelo agente é extenso o suficiente para que ele necessite de um suporte intensivo hospitalar? E se o acomentimento quer seja isquêmico ou hemorrágico do "derrame" cause paralisia motora que o dificulte a delinquência, mesmo que do ponto de vista da vontade da consciência ele quisesse? Baseado nas minhas indagações, a alternativa C faria mais sentido de ser o gabarito da questão.....