Agulha 40/12 e 40/10
Utilizada para aspiração e preparo de medicação.
Agulha 30/7 e 25/7
Utilizadas para aplicação intravenosa no cliente adulto. Na criança, utilizamos agulha de calibre menores, no geral para punção venosa é mais seguro o uso de cateteres.
Agulha 30/8 e 25/8
Utilizadas para aplicação intramuscular no cliente adulto. No cliente emagrecido, idoso e criança, utilizamos agulhas de calibres menores. É importante que o profissional realize uma avaliação da massa muscular para a escolha do material.
Agulha 13/4,5 ou 13/4,0
Utilizadas para aplicação das vias intradérmica e subcutânea, temos outros calibres próximos a esse que podem ser utilizados.
- Intramuscular – Esse tipo de injeção é aplicada em uma posição de 90 graus. Ela entra reta na vertical na pele e tem o objetivo de aplicar a substância diretamente no músculo. A famosa injeção de Benzetacil é aplicada dessa forma. Também é usada para antibióticos para tratar infecções.
- Subcutânea – Essa injeção tem 45 graus de inclinação e seu objetivo é aplicar o produto, medicamento ou substância na parte de gordura subcutânea da pele. Usada geralmente para aplicação de insulina.
Letra B
Fontes:
http://www.enfermagememfoco.com.br/tipos-de-agulhas-utilizadas-pela-enfermagem-na-administracao-de-medicamentos/
https://farmaciaestetica.com.br/conheca-os-tipos-de-injecoes-e-suas-formas-de-aplicacao/#.WpH9ZejwbIU
Alternativa correta: B
A) Introduzir a agulha na ampola, com o bisel para baixo, tendo o cuidado para não contaminar a parte interna da ampola com o canhão da agulha;
B) CORRETA
C) Misturar a medicação fazendo movimentos circulares evitando fazer espuma;
D) A agulha de aspiração deve ser de calibre maior (30x8 ou até 40x12). A agulha 20 x 6 é para administração subcutânea.
E) Preferencialmente sentado, com o antebraço flexionado, expondo completamente o braço e o ombro. Aplicar na face lateral do braço, aproximadamente 4 dedos abaixo do acrômio, no centro do músculo deltóide. Contraindicações: crianças de 0-10 anos; adulto com pequena massa muscular; volumes acima de 2ml; injeções repetidas.
Segue abaixo as orientações para as demais regiões:
VENTROGLÚTEA (VG): Nesse local não é necessária posição especial. No entanto, especialmente no caso de principiantes a delimitação da área é facilitada com o paciente em decúbito lateral. Se a musculatura do paciente estiver tensa, a flexão dos joelhos auxilia no relaxamento.
Colocar a mão não dominante no quadril do paciente, espalmando a mão sobre a base do grande trocanter do fêmur, localizando a espinha ilíaca ânterosuperior. Fazer a injeção no centro da área limitada pelos dois dedos abertos em V. é indicada para qualquer idade.
VASTO LATERAL DA COXA: De preferência, o paciente deve ficar sentado, com a perna fletida, ou deitado em decúbito dorsal, com as pernas distendidas.
Dividir a coxa em 3 partes e fazer a aplicação na região ânterolateral do terço médio. É contraindicada para menores de 28 dias e indicada para lactentes e crianças até 10 anos.
DORSOGLÚTEA (DG): Deitado, em decúbito ventral, com a cabeça de preferência voltada para o aplicador – a fim de facilitar a observação de qualquer manifestação de desconforto ou dor durante a aplicação. Os braços devem ficar ao longo do corpo e os pés virados para dentro. Deve-se evitar aplicação na região DG com o cliente em decúbito lateral, pois nessa posição há distorção dos limites anatômicos, aumentando a possibilidade de punções mal localizadas. Na posição do cliente em pé também ocorre uma completa contração dos músculos glúteos. A contração pode ser atenuada solicitando ao cliente que flexione levemente a perna em que será aplicada a injeção.
Dividir o glúteo em 4 partes traçando uma linha horizontal imaginária, do grande trocanter a parte mais proeminente da região sacra e uma vertical da crista ilíaca. Aplicar no quadrante superior externo. É contraindicada para menores de 2 anos, maiores de 60 anos e pessoas excessivamente magras.
fonte: http://femague.org.br/resources/Cursos/Enfermagem/Tuma_17_18_Manha/Apostilas/Procedimentos%20Complexos%20de%20Enfermagem.pdf
Para resolver essa
questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração de
medicação por via intramuscular. Em preparo com frasco-ampola (com pó
liofilizado) e os procedimentos a serem respeitados:
A) Incorreto.
Não se deve apoiar o canhão da agulha na parte interna da ampola, no momento de
aspirar o diluente pois não será possível aspirar todo o conteúdo.
B) Correto. Posicionar a seringa e introduzir a agulha no músculo selecionado
em ângulo de 90° em relação à pele. Assim asseguramos administração no músculo.
C) Incorreto. Não é indicado homogeneizar o medicamento com o diluente com
movimentos vigorosos de baixo para cima e vice-versa. A indicação é com
movimentos circulares e leves.
D) Incorreto. Selecionar agulha 25x7 a ser utilizada no preparo de
medicamento.
E) Incorreto. Aplicar, preferencialmente, no músculo glúteo e com o paciente em
posição confortável.
Resposta do
Professor: B.