SóProvas


ID
252073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao CMMI (capability
maturity model integration), cujo objetivo é servir de guia
para a melhoria de processos na organização.

As representações por estágios e contínua, no CMMI, utilizam conceitos como áreas de processo, objetivos específicos, práticas específicas, objetivos genéricos e práticas genéricas. Áreas de processo são um conjunto de práticas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de objetivos. Os objetivos genéricos são aplicados para cada área de processo e identificam características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a área de processo.

Alternativas
Comentários
  • O erro na questão está no último período:

    Os objetivos genéricos ESPECÍFICOS  são aplicados para cada área de processo e identificam características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a área de processo
  • Arrisco também a dizer que tem erro em:
    "Áreas de processo são um conjunto de práticas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de objetivos." essa não me parece uma boa definição de área de processo.
  • Essa é uma definição de Área de processo aceitável.

    O problema é justamente o que o colega lá de cima colocou, eles misturaram.

    Dica: Objetivo Genérico = Geral, portanto, não pode ser aplicado a cada área de processo e identificar características únicas. Eles se aplicam a várias áreas de processo, justamente por isso são GENÉRICOS.

    Abraços
  • Questão: As representações por estágios e contínua, no CMMI, utilizam conceitos como áreas de processo, objetivos específicos, práticas específicas, objetivos genéricos e práticas genéricas. Áreas de processo são um conjunto de práticas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de objetivos. Os objetivos genéricos são aplicados para cada área de processo e identificam características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a área de processo.

    Explicação.: Onde ele escreve objetivos, o certo é "metas". Na observação em vermelho, o correto seria "metas específicas". Logo a questão está ERRADA.

    Abraço e bons estudos!!!

    Marcelo
  • Meu entendimento é o seguinte: Os objetivos genéricos são aplicados para cada área de processo e identificam características gerais que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer o nível de capacidade.
  • Pessoal, o erro está em usar o termo "objetivo". O CMMI-Dev, publicado pelo SEI na versão em português do Brasil, usa o termo "metas", não "objetivos".
  • O erro está na última parte da afirmação, quando ele diz: ""...Os objetivos genéricos são aplicados para cada área de processo e identificam características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a área de processo."

    Na verdade sáo os objetivos ou metas específicas ou e não genéricos
  • Dava pra resolver só com o português, sem nunca ter ouvido falar de CMMI:

    Os objetivos genéricos são aplicados para cada área de processo e identificam características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a área de processo.

    Como uma coisa genérica identifica características únicas?

  • Do jeito que a CESPE é, se não fosse o erro no final citado por Felipe Guedes, ela estaria correta mesmo chamando "METAS" de "OBJETIVOS",  a banca adora esse joguinho de palavras.

  • Errada.
    Objetivos genéricos (ou metas genéricas) são comuns a todas as áreas de
    processo e referem-se ao estágio de institucionalização dos processos, e não aos
    resultados específicos de cada área de processo.
    CMMI – Principais componentes:
    Metas Específicas: se aplicam a cada área de processo e descrevem os
    resultados que devem ser alcançados para satisfazer a área de processo.
    Práticas Específicas: atividades consideradas importantes para alcançar as metas específicas de uma área de processo.
    Metas Genéricas: são associadas aos níveis de capacidade e recebem essa denominação porque a mesma afirmação de meta se aplica a todas as áreas de processo.
    Práticas Genéricas: atividades para garantir que os processos sejam
    efetivos, repetíveis e duradouros.

    FONTE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Questões comentadas Cespe/UnB  - Questão 452