-
IMAP (Internet Message Access Protocol. Traduzido do inglês, significa "Protocolo de acesso a mensagem da internet") é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 - protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. Utiliza as portas TCP 143 (porta padrão) ou TCP 993 (conexão criptografada via SSL)
. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Mozilla Thunderbird, Outlook Express ou o Evolution). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chave.
IMAP e POP3 são protocolos padrão da Internet para e-mail, que permitem ao seu programa de e-mail aceder às contas de e.mail através do seu espaço web.
IMAP permite o acesso de vários clientes à mesma caixa de correio, mantendo as mensagens de e-mail disponíveis no servidor para mais tarde lhes aceder através do webmail.
POP3 transfere as mensagens, removendo-as do servidor. Deste modo, os e-mails deixam de estar disponíveis através do webmail ou programa de e-mail.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Message_Access_Protocol
-
Gab. A
IMAP - protocolo de acesso ao correio eletrônico possui comandos que permitem a um usuário, através de sua ferramenta de correio eletrônico (agente de usuário), criar remotamente uma estrutura de pastas e subpastas em seu servidor de correio eletrônico para organizar suas mensagens
-
Falou em remotamente, falou de IMAP
-
FTP: O File Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Arquivos, é um protocolo voltado exclusivamente para a transferência de dados pela web. Na época da internet discada, Quando as velocidades de acesso à web eram muito baixas, este protocolo era uma boa solução para transferência de arquivos em velocidades superiores ao protocolo HTTP, pois utiliza duas portas: a 20, para a transferência propriamente dita dos arquivos, e a 21, para controle da sessão. Nos dias atuais, embora ainda exista, perdeu importância, pois o HTTP tem atendido satisfatoriamente à atividade de transferir arquivos.
SMTP: O Simple Mail Transfer Protocol, ou Protocolo Simples de Transferência de Correio, é responsável apenas pelo envio de email. Utiliza a porta 25, mas no Brasil está sendo substituída pela porta 587, que impõe mecanismos de autenticação, para combater o envio de spam.
POP3: O Post Office Protocol Version 3, ou Protocolo de Agência de Correio, é utilizado para o recebimento de mensagens de email, transferindo a mensagem armazenada no servidor de email para a máquina do usuário. Utiliza a porta 110. Foi o principal protocolo de email da era da internet discada, ainda é utilizado nos dias de hoje, mas tem perdido espaço para o protocolo seguinte.
IMAP: O Internet Message Access Protocol, ou Protocolo de Acesso à Mensagem da Internet, é o protocolo mais utilizado dentre os webmails modernos, que permitem que a mensagem seja lida sem transferi-la do servidor na qual se encontra. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura.
Os Protocolos IP e DNS IP: O Internet Protocol, pertencente à camada de Rede (3) do modelo OSI, é o protocolo responsável pelo endereçamento dos dados. O número de IP indica o endereço do destinatário do pacote
DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios): o DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: Examinar e atualizar seu banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP).
DHCP O Dynamic Host Configuration Protocol, ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Cliente, é um protocolo que atribui dinamicamente endereços IP a máquinas de uma rede local.
Network Address Translation, ou NAT, é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um roteador ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso externo à rede, com um endereço IP distinto do endereço utilizado dentro da rede (normalmente, o endereço IP do gateway é o endereço de todas as máquinas internas à rede).
-
HTTPS: O HyperText Transfer Protocol Secure é a implementação do HTTP aliado a uma camada de segurança, criptografada, por meio da utilização do protocolo SSL/TLS (Secure Sockets Layer/Transport Layer Security – Segurança da Camada de Transporte). O HTTPS, invariavelmente, é utilizado em endereços web que trafegam informações sensíveis, como senhas, dados bancários, dentre outros. Utiliza a porta 443.
A operação da Internet é monitorada rigorosamente pelos roteadores. Quando ocorre algo inesperado, os eventos são reportados pelo ICMP (Internet Control Message Protocol), que também é usado para testar a Internet. Existe aproximadamente uma dezena de tipos de mensagens ICMP definidos. Os mais importantes estão listados abaixo. Cada tipo de mensagem ICMP é encapsulado em um pacote IP. Ou seja, este protocolo também pertence à camada de rede
O TELNET é, ao mesmo tempo, um protocolo da camada de aplicação e um programa que permite a um usuário estabelecer uma sessão remota em um servidor. O protocolo oferece suporte somente a terminais alfanuméricos, ou seja, ele não oferece suporte a mouses e outros dispositivos apontadores nem oferece suporte a interfaces gráficas do usuário. Em vez disso, todos os comandos devem ser digitados na linha de comando.
Como resposta ao TELNET, surgiu o Secure Shell – SSH. O SSH possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da criptografia na conexão entre o cliente e o servidor. É comum estabelecer redes privadas virtuais (VPNs) com SSH. Mas VPN é um assunto mais aprofundado em Segurança da Informação.
O Transmission Control Protocol, ou Protocolo de Controle de Transmissão, é um protocolo orientado à conexão, localizado na camada de Transporte (4) do modelo OSI
o UDP, User Datagram Protocol, ou Protocolo de Datagramas de Usuário, também da camada de Transporte (4), é um protocolo que não é orientado a conexões, e que não realiza controle de fluxo. Desta forma, ele não se “preocupa” em garantir que as mensagens sejam entregues ao destinatário final
o UDP também é utilizado pelo DNS. A vantagem é que os servidores DNS não precisam estabelecer nenhuma conexão com os solicitantes de endereços. Ele recebe o pacote UDP com a requisição e o responde.
-
Simple Network Management Protocol (SNMP), em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um "protocolo padrão da Internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP".
-
GABARITO: A
A diferença entre o IMAP e o POP3
IMAP = Baixa as mensagens para o computador, no entanto, todavia, mas porém , entretanto... Ele deixa uma cópia salva no email.
POP3= Baixa as mensagens para o computador, no entanto, todavia, mas porém, entretanto... Ele não deixa uma cópia salva no email.
-
SNMP nunca nem vi ;/
-
E-MAIL - ENVIO/SAÍDA
SMTP
.
E-MAIL - RECEBIMENTO/ENTRADA
POP3 (esvazia caixa do servidor)
IMAP (não esvazia caixa do servidor)
.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
SNMP
.
ACESSO DE PÁGINAS DA WEB
HTTP
.
WEB (navegadores - ex.: firefox) x INTERNET (sem navegadores - ex. zap)
-
A. IMAP
-
IMAP criação remota de uma estrutura de pastas e subpastas no servidor de correio eletrônico.
-
IMAP criação remota de uma estrutura de pastas e subpastas no servidor de correio eletrônico.
-
SMTP: seu mail tá partindo.
Fonte: internet.
-
Vocês podem pensar no IMAP como uma secretária eletrônica online – possivelmente armazenada
na nuvem. Dessa forma, qualquer mensagem que ela receber fica armazenada na nuvem e pode
ser acessada por meio de diferentes dispositivos ou softwares até que você as delete.
-
GABARITO -A
O IMAP pode ser encarado como um servidor de arquivos remoto, enquanto o POP pode ser visto como um serviço de "armazenamento temporário e posterior encaminhamento".
Bons estudos!
-
gab.: letra A
O IMAP é utilizado para fazer o acesso online aos dados da caixa postal localizada do servidor, sem necessariamente baixar as mensagens para o computador do usuário.
Complementando:
SMTP (Sua Mensagem Tá Partindo) - Protocolo de Envio de Mensagens;
POP3 (Pobre sO recebe Poxa) - Protocolo de Recebimento, o Programa de Correio Eletrônico Puxa a Mensagem do Servidor.
IMAP (Mantém nos Dois - máquina/servidor) - Protocolo de Recebimento, a Mensagem Fica no Servidor e na Máquina do Usuário.
Bons estudos!
-
IMAP → deixa cópia salva no e-mail.
x
POP3 → NÃO deixa cópia salva no e-mail.
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos protocolos de internet e suas funções, mais especificamente quanto ao protocolo que permite que um usuário tenha acesso às mensagens e às pastas de seu correio eletrônico de forma remota em diferentes dispositivos.
A) Correta – O protocolo IMAP é abreviatura de “Internet Message Access Protocol” e tem como função o recebimento de e-mails, realizando uma sincronização com o servidor do e-mail, permitindo ao usuário acessar aos e-mails em diversos dispositivos e ter uma organização da estrutura do seu correio eletrônico.
B) Incorreta – O protocolo HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) é o responsável pela transferência de hipertextos em um navegador, ou seja, é o protocolo que permite abrir páginas da Internet.
C) Incorreta – O protocolo POP3 é abreviatura de “Post Office Protocol” e tem como função o recebimento de mensagens. O POP3 faz o download das mensagens e salva no computador, ou seja, um usuário não poderá visualizar uma mensagem em vários dispositivos, uma vez que o e-mail será retirado do servidor ao baixar em um computador local.
D) Incorreta – O protocolo SMTP é abreviatura de “Simple Mail Transfer Protocol” e tem como função o envio de e-mails.
E) Incorreta – O protocolo SNMP é um protocolo, da camada de aplicação, que realiza o gerenciamento e monitoramento de dispositivos em redes IP.
Gabarito – Alternativa A.