A questão trata das regras de redação e apresentação de resumos dispostas nas normas ABNT.
A norma ABNT NBR 6028:2021 define resumo indicativo como aquele “que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original".
A mesma norma define o resumo informativo, indicado para trabalhos técnico científicos e acadêmicos como “que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original".
Ao analisarmos as alternativas, identificamos que as opções B, C, D e E possuem em cada uma delas ao menos um tipo de publicação técnico-cientifica e/ou acadêmica.
Na letra A, este tipo de publicação não aparece e ainda que associação a estas publicações não esteja explicita na literatura ou na norma ABNT, alguns elementos da alternativa podem servir como pista na escolha desta opção.
Editoriais e ensaios, por exemplo, são documentos em que o autor expressa opinião sobre determinado tema. O próprio estilo aplicado à escrita destes documentos por parte do autor é muitas vezes o motivo da leitura pelo usuário e não faria sentido utilizar o resumo informativo neste caso, visto que desta forma a leitura estaria dispensada.
Todavia, não há qualquer relação entre o tipo de resumo utilizado e o tamanho do texto. Logo, a indicação de resumos indicativos como apropriados para o caso dos documentos extensos (letra A) não é inteiramente correta, visto que esta nomenclatura só indica o tamanho do documento e não seu tipo ou propósito.
Desta forma, acredito que a questão deveria ser anulada por falta de objetividade nas alternativas apresentadas.
Gabarito da Banca: Letra A.
Gabarito do Professor: Não há resposta correta. Questão passível de anulação.