SóProvas


ID
2521510
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         O gol plagiado

                  “Jogador quer direito autoral sobre seus gols.”

                                      Esporte, 20 jan. 2000


      “Prezados senhores: dirigindo-se a V.Sa., refiro-me à notícia segundo a qual jogadores de futebol do Reino Unido, como Michael Owen e Ryan Giggs, querem receber autorais pela exibição de seus gols na mídia. Não tenho o status desses senhores – sou apenas um brasileiro que bate a sua bolinha nos fins de semana – mas desejo fazer uma grave denúncia: um dos jogadores citados (oportunamente divulgarei o nome) simplesmente plagiou um gol feito por mim.

      Provas? Basta comparar os tapes dos referidos gols. No meu caso, trata-se de um trabalho amador – foi feito por meu filho, de dez anos – mas mesmo assim é bastante nítido. Vê-se que, como eu, o referido jogador estava num campo de futebol. Nos dois casos, a partida estava sendo disputada por times de 11 jogadores cada um. Nos dois casos havia uma bola, havia goleiros. Nos dois casos havia um juiz. No meu caso, um juiz usando bermudões e chinelos – mas juiz, de qualquer maneira.

      Isto, quanto aos aspectos gerais. Vamos agora aos detalhes. No vídeo do jogador inglês, mostrado no mundo inteiro, vê-se que ele pega a bola na grande área, domina-a, livra-se de um adversário e chuta no canto esquerdo, marcando, é forçoso admitir, um belo tento, um gol que faz jus aos direitos autorais. No meu vídeo – feito uma semana antes, é importante que se diga –, vê-se que eu pego a bola na grande área, que a domino, que livro-me de um adversário e que chuto forte no canto esquerdo, marcando um belo tento.

      Conclusão: o jogador inglês me plagiou. Quero, portanto, metade do que ele receber a título de direitos autorais. Se não for atendido em minha reivindicação levarei a questão a juízo. Estou seguro de que ganharei. Além do vídeo, conto com uma testemunha: o meu filho. Ele viu o jogo do começo ao fim e pode depor a meu favor. É pena não ter mais testemunhas, mas, infelizmente, ele foi o único espectador desse jogo. E irá comigo demandar justiça contra o plágio.

             (SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo, Global, 2013, p. 55)

O caráter irônico e cômico do texto revela-se, entre outros aspectos, no fato de o jogador amador

Alternativas
Comentários
  • Ok, a questão é fácil.

    Mas sejamos sinceros, o examinador viajou.

    A irônia está no fato dele exigir direitos autorais, quando na verdade ele está criticando o fato de ser absurdo exigir direitos autorais por um gol.

    Ironia: "figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empr., para definir ou denominar algo"

  • Concordo com "Algum Concurseiro". O objetivo do texto é ironizar, por meio da ridicularização, a situação absurda de exigir direitos autorais por exibição de um gol.

  • Ao meu ver, o examinador não soube analisar bem o texto, pois a ironia acontece porque é um absurdo alguém exigir direitos autorais por um gol.

  • "O caráter irônico e cômico do texto revela-se, entre outros aspectos, no fato de o jogador amador:"

    No texto a ironia que mais fica evidente é, sim, ele acreditar cegamente em que o Judiciário irá acolher a sua tese absurda de direitos autorais pelo suposto plágio alegado por ele.

  • Texto Besta que não agrega nada.

     

  • Ironia simplesmente por ser algo absurdo. 

  • Essa ironia é muito subjetiva, depende da interpretação de cada um!

    Questão ridícula.

  • O texto é todo irônico. Há ironias mais evidentes e outras mais sutis. A questão não pergunta qual a maior ironia... até porque diz "entre outros aspectos". Nas alternativas de A a D, percebem-se os erros nas suas contradições (vide resposta do Rodrigo Marcelo).
    A alternativa E está certa. Apesar de não ser a única ironia e muito menos e mais evidente.

  • Gente não estou fazendo jabá, apenas pedi explicação ao amigo Pestana.

    "O enunciado da questão já afirma a ironia que existe na crônica. Isso direciona todo o raciocínio que se deve ter na leitura do texto.

    Vamos ao que interessa!

    A. Afirmação errada. Ele conhece o jogador. Leia o primeiro parágrafo com atenção.

    B. Afirmação errada. Em nenhuma parte do texto, ele critica a qualidade do futebol inglês.

    C. Afirmação errada. No texto todo, ele mostra as semelhanças, tanto que faz acusações de plágio (mesmo ironicamente).

    D. Afirmação errada. O gol dele foi gravado. Leia o segundo parágrafo.

    E. Afirmação certa. Isso está explícito (escrito com outras palavras, mas explícito) no último parágrafo. Leia-o atentamente.

    Não me leve a mal, Gabarito da Vitória, mas achei a questão bastante fácil. Por favor, não fique chateada comigo. Posso lhe dar uma sugestão? Gaste 50 reais neste curso (é só isso que lhe peço):

    http://portuguescompestana.com.br/cursos/curso-especifico-de-interpretacao-de-textostipologia-e-generos-textuais/100

    Espero que lhe abra a mente para questões de interpretação. SUCESSO!" 

    Fernando Pestana.

     

    Espero ter ajudado!!!

  • Concordo com o Joabe Miranda! 

  • Muito mimimi.

    Gente, ele diz "entre outros aspectos" e o único aspecto(DENTRE AS ALTERNATIVAS) que gera o que ele pede é a letra E, não importa se o principal causador da "graça" ou da ironia é o fato de pedir direitos autorais, ele só pede um dos motivos, e o único é a LETRA E, simples...

  •  apresentar apenas o filho de dez anos como testemunha para o evento relatado. KKKKKKKKKKKKK

  • Qual é a graça?

  • Que mais pessoas errem essa na prova srrsrsrsrs

  • Além do vídeo, conto com uma testemunha: o meu filho.

    Ou seja não é apenas o filho tem o vídeo...