SóProvas


ID
252169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura TCP/IP, julgue os itens
subsequentes.

Entre as características dos protocolos IP e UDP, está a de garantir a entrega ordenada dos dados; por isso, eles são utilizados em aplicações VoIP.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Tanto o protocolo IP como o UDP, oferecem o serviço de transmissão não orientado à conexão, ou seja, sem controle de erros. Fazendo com que os pacotes possam chegar ao destino desordenados, se perderem por inteiro e até mesmo duplicado.

    No caso de aplicações que utilizam VOIP, ao utilizar esses protocolos, irão ter problemas de latência e jittler (variações de atrasos).

    Sendo assim nas aplicações VOIP (Voice Over Internet Protocol) trabalha com pacotes orientados a conexão e com controle de erros, que é o caso do protocolo TCP.

  • Acho que vc se enganou Rafael. Todos seus argumentos estão corretos, mas o VOIP utiliza UDP e não TCP (assim como a maioria de serviços de streaming em tempo real).

    Nós seres humanos já fazemos o trabalho de controle de erros e sequenciamento de trafego, pois qnd chega uma palavra estranha pelo telefone falamos
    :

    "O que? Repete por favor?", então já fazemos o trabalho do protocolo TCP.

    Logo usa-se UDP e tiramos todo o overhead do TCP (Não é apenas por esse kmotivo que se utiliza UDP em vez de TCP em VOIP, mas com esse raciocinio já é o suficiente pra matar a questão)
  • O comentário do Rafael Antunes está errado, concordo com o Tiago Martins.

    VOIP usa UDP, NÃO ORIENTADO A CONEXÃO e SEM CONTROLE DE ERROS. Lembre-se do overhead do TCP, three way handshake e etc ....

    Sendo assim nas aplicações VOIP (Voice Over Internet Protocol) trabalha com pacotes orientados a conexão e com controle de erros, que é o caso do protocolo TCP.
  • Mais uma pequena correção ao comentário do Rafael.

    Ele relacionou serviço orientando à conexão ao conceito de controle de erros (serviço confiável).

    Deve-se tomar muito cuidado com esses conceitos. Serviço orientado à conexão é diferente de serviço confiável. Você pode ter um serviço orientado à conexão que não seja confiável, como também pode ter um serviço confiável que não seja orientado á conexão.

    Em suma,

    Serviço orientado à conexão: só irei falar quando o destinatário me garatir que está apto a escutar. É o famoso handshake de 3 vias;
    Serviço confiável: garantirei uma comunicaçao livre de erros.
  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    O IP É UM PROTOCOLO DE MELHOR ESFORÇO, OU SEJA, ELE NÃO POSSUI CAPACIDADE DE GERENCIAR E RECUPERAR PACOTES CORROMPIDOS OU NÃO ENTREGUES.