-
Gabarito Letra C
O veículo deve ser reconhecido no Ativo não Circulante − Imobilizado, pois segundo o MCASP 7ed o Ativo Imobilizado é o item tangível que é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, inclusive os decorrentes de operações que transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle desses bens, cuja utilização se dará por mais de um período (exercício).
O veículo deve ser reconhecido somente em 1/9/2016 pelo valor de R$ 60.000,00, pois é nessa data que os benefícios econômicos, riscos e controle associados a esse ativo fluirão para a entidade, ou seja, a partir do momento em que o ativo é transferido para a entidade pública, por ocasião da entrega do veículo pelo fornecedor à Defensoria
bons estudos
-
Complementando o comentário do nobre colega Renato. A data referência teve como momento a tradição.
-
Dica: Não confundir a parte orçamentária da patrimonial.
-
Não existe mais a terminologia ATIVO PERMANENTE, portanto, eliminadas alternativas (B) e (E).
Veículo é Imobilizado e não Intangível, elimina-se alternativa (D),
Restando letras (A) e (C). Contabilidade (ATIVO) --> FG é a data da LIQUIDAÇÃO, gabarito Letra (C).
Bons. estudos.
-
Continuo achando que a letra C está correta em razão da liquidação ter ocorrido nesta data, sendo, portanto, o momento em que foi permitido o controle do bem, pois foi entregue. E não, por ter sido colocado em uso.
-
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
O veículo deve ser classificado como ativo imobilizado, pois é um bem tangível/material/corpóreo e, conforme afirma a questão, será utilizado nas atividades da defensoria. Lembre-se da definição de ativo imobilizado:
- É o item tangível que é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, inclusive os decorrentes de operações que transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle desses bens, cuja utilização se dará por mais de um período (exercício).
Além disso, sabemos que o ativo imobilizado faz parte do grupo “não circulante”. Ativo Permanente é uma classificação da Lei n. 4.320/64 e somente consideramos essa classificação quando esta Lei for expressamente citada no comando da questão, o que não é o caso desta.
Com esse raciocínio já ficamos apenas com duas opções válidas: “A” e “C”. Temos que identificar, portanto, qual a data em que o ativo imobilizado será reconhecido.
A data do reconhecimento do ativo imobilizado é aquela na qual o veículo foi entregue e colocado em uso, ou seja, 01/09/2016.
Por fim, nos termos do MCASP, o ativo imobilizado é reconhecido com base no valor de aquisição, produção ou construção. No caso, utilizamos o valor de aquisição, que foi de R$ 60.000,00.