-
CPC 26
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
Informação a ser apresentada na demonstração das mutações do patrimônio líquido
106. A entidade deve apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido conforme requerido no item 10. A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações:
(a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;
(b) para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva, reconhecidos de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro;
Demonstração do resultado e demonstração do resultado abrangente
81A. A demonstração do resultado e outros resultados abrangentes (demonstração do resultado abrangente) devem apresentar, além das seções da demonstração do resultado e de outros resultados abrangentes: (a) o total do resultado (do período); (b) total de outros resultados abrangentes; (c) resultado abrangente do período, sendo o total do resultado e de outros resultados abrangentes.
Se a entidade apresenta a demonstração do resultado separada da demonstração do resultado abrangente, ela não deve apresentar a demonstração do resultado incluída na demonstração do resultado abrangente. (Incluído pela Revisão CPC 06)
-
Analisando, temos:
Segundo o CPC 26:
O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: (a) balanço patrimonial ao final do período; (b1) demonstração do resultado do período; (b2) demonstração do resultado abrangente do período; (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; (d) demonstração dos fluxos de caixa do período; (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas; (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D; e (f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.
A entidade deve apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido conforme requerido no item 10. A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações: (a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores; (b) para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva, reconhecidos de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro; (c) [eliminado]; (d) para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente as mutações decorrentes: (i) do resultado líquido; (ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e (iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, CPC_26_R1 bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle. Informação a ser apresentada na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas
Obs: Lembrar que agora é vedada a apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente apenas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Bons Estudos!
-
A primeira parte da questão está correta, vejam: O conjunto completo de demonstrações contábeis a ser apresentado pelas sociedades constituídas por ações inclui a demonstrações do patrimônio líquido, a qual deverá conter o resultado abrangente do período.
Porém, o final da assertiva apresenta um erro, pois mesmo que a DRA seja apresentada separadamente, como determina o CPC 26, a DMPL continua a apresentar o resultado abrangente do período. Costumamos dizer que com a DMPL temos duas demonstrações “de brinde” a DRA e a DLPA.
GABARITO: ERRADO.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/contabilidade-geral-tce-pe-gabarito-extraoficial/
-
Quanto à apresentação das demonstrações:
DRA: independente de DMPL (embora tb deva aparecer nesta)
DLPA: PODE aparecer apenas na DMPL ou de forma autônoma/separada.
DMPLA: inclui tanto a DRA como o DLPA
-
"O conjunto completo de demonstrações contábeis a ser apresentado pelas sociedades constituídas por ações inclui a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a qual deverá conter o resultado abrangente do período, exceto quando houver demonstração do resultado abrangente apresentada em separado."
Corrigido: O conjunto completo de demonstrações contábeis a ser apresentado pelas sociedades constituídas por ações inclui a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a qual deverá conter o resultado abrangente do período. Contudo, continua existindo a demonstração do resultado abrangente apresentada em separado.\
Gabarito: errado
-
Gabarito errado
Demonstrações contábeis:
Se a banca pedir de acordo com a LEI 6.404/76 Será
Abertas (5) fechadas (4)
1 Balanço patrimonial 1Balanço patrimonial
2 DRE 2 DRE
3 D. Fluxo de caixa 3 D. Fluxo de caixa (Se o PL for < do que 2 milhões não é obrigada)
4 D. Lucro ou prejuízo 4 D. Lucro ou prejuízo
5 D. valor adicionado
Agora se a questão pedir de acordo com o CPC 26 aí serão (7, sendo que 4 já constam na Lei, só é preciso decorar mais 3) :
1 - balanço patrimonial (= na Lei)
2 - DRE (= na Lei)
3 - demonstração dos fluxos de caixa do período (= na Lei)
4 - demonstração do valor adicionado do período. (= na Lei)
5 - demonstração do resultado abrangente do período
6 - demonstração das mutações do patrimônio líquido do período
7 - balanço patrimonial do início do período mais antigo
Além de: notas explicativas, informações comparativas com o período anterior
-
Não há esta exceção, mencionada na afirmativa. O resultado abrangente será sempre evidenciado na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).
Segundo o CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis a demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações:
(a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;
(b) para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva, reconhecidos de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro;
(c) (eliminada);
(d) para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente as mutações decorrentes:
(i) do resultado líquido;
(ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e
(iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle.
Assim, incorreta a afirmativa.
Lembro que se a entidade apresenta a demonstração do resultado separada da demonstração do resultado abrangente, ela não deve apresentar a demonstração do resultado incluída na demonstração do resultado abrangente.
-
Segundo o CPC 26:
"É vedada a apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente apenas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido"
Ou seja, a DRA (Demonstração do Resultado Abrangente) é uma demonstração que faz parte do conjunto completo de demonstrações contábeis exigidas pelo CPC.
A entidade pode, se permitido legalmente, apresentar uma única DRE e DRA, apresentada em duas seções, ou pode apresentá-las como demonstrações separadas. A DMPL inclui outros resultados abrangentes também.
-
GABARITO ERRADO!
.
.
DEVE SER APRESENTADA A DRA E A DMPL SEPARADAMENTE. NA DMPL É APRESENTADA UMA LINHA COM O RESULTADO DA DRA.
-
~>Para o CPC 26, a DMPL inclui: DRE, DRA, DLPA
a)DRE: diz respeito às receitas e despesas realizadas
b)DRA: diz respeito às receitas e despesas ainda não realizadas (por isso ele é "mais abrangente")
c)DLPA: diz respeito a mutação da conta lucros e prejuízos acumulados (DMPL, gênero, DLPA, espécie)
~>O que acontece é que por força do CPC 26 a DRA tem que ser apresentada novamente, senão:
10.O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
(b2) demonstração do resultado abrangente do período;
(c)demonstração das mutações do patrimônio líquido do período
106.A entidade deve apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido conforme requerido no item 10. A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações:
(a)o resultado abrangente do período(...)
Confesso que não entendi muito bem, porque parece algo redundante.
-
A DRA é uma demonstração independente da DMPL. Porém, o Resultado Abrangente, o qual é calculado na DRA, também aparece na DMPL.
DRA -> Demonstração do Resultado Abrangente
DMPL -> Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
#FOCO