-
Questão correta.
A irrigação por inundação é aquela que é gerada uma lâmina de água, muito comum por exemplo, em plantações de arroz.
Já a irrigação por gotejamento, apresenta uma característica de ser mais eficiente, pois sua distribuição é pontual (no pé da planta), evitando o disperdício de água.
Bom estudo.
-
Então quer dizer que a inundação pode ser utilizada na maioria das culturas? Pra mim, é um método restritíssimo!!!
-
Gabarito: CERTO
Irrigação por inundação: a distribuição da água se dá diretamente pela superfície do solo. Consiste, basicamente, em colocar uma lâmina de água em compartimentos formados no terreno, denominados de tabuleiros ou quadros, que são limitados por pequenos diques ou taipas.
Irrigação por gotejamento: com esta técnica a perda de água por evaporação é reduzida, pois como a água é depositada diretamente nas raízes das plantas formando pequenos círculos ou faixas únicas. Por ser um sistema de baixa vazão, onde a água fica depositada em maior tempo é ideal para produção de frutas e vegetais.
-
Mas não é a mais utilizada. Onde está este dado?
-
Embora a tecnologia de irrigação esteja alta, irrigação por inundação é muito utilizada no continente com grandes áreas territoriais como:China e Índia.com base nisso esta irrigacao se torna a mais utilizada.
-
irrigação por inundação indicada para a maioria das culturas? Que estranho!
-
Pessoal, vamos colocar a fonte!!! Isso ajuda a todos!
Manual de hidraulica - Azevedo Netto 8ª Edição (Capítulo 20)
-
Segundo Azevedo Neto (Pag. 617 8ª Ed.), o sistema de INUNDAÇÃO é um dos mais usados no mundo. Por isso o gabarito foi é certo, creio eu!
-
MAIS SOBRE IRRIGAÇÃO POR INUNDAÇÃO:
Na irrigação por inundação a água é
-aplicada em tabuleiros de forma contínua ou intermitente.
- O sistema de irrigação por inundação contínua é, tradicionalmente, o mais utilizado, empregando-se submersão com água parada ou corrente. Com água parada a eficiência de irrigação é, normalmente maior, não havendo riscos de perdas de nutrientes carreados pela água (MEDEIROS, 1995). Dotto et al. (1990), em estudo comparativo de sistemas de irrigação para cultivo do arroz, verificaram que o sistema de irrigação por inundação contínua propicia maior produtividade.
MAIS SOBRE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO:
- evaporação é reduzida;
- água depositada diretamente nas raízes das plantas;
- sistema de baixa vazão.
- ideal para produção de frutas e vegetais.
-
Irrigação Superficiais ou por gravidade:
Nesse grupo incluem-se a irrigação por: sulcos, inundação e faixas...
Adaptados a um grande número de solos e culturas;
___
Inundação Desvantagens:
►Apenas algumas variedades vegetais a ele se adaptam;
►Exige grandes vazões;
►Baixa eficiência na irrigação;
►Provoca a compactação do solo, reduzindo a porosidade e a permeabilidade;
►Impede a aeração do solo;
►Modifica o equilíbrio do nitrogênio;
►Dificuldade para ser utilizado quando a área a ser irrigada apresenta diferentes tipos de solos.
___
Acredito que o elaborador se confundiu.
Grande numero de culturas se refere a: sulcos, inundação e faixas. (SUPERFÍCIE)
E não APENAS inundação.
https://eduqc.com.br/concursos/engenharia/irrigacao-e-drenagem/
___
"Esse método é recomendado para os solos com baixa capacidade de infiltração e para culturas com raízes profundas e com pequeno espaçamento entre plantas."
"Esse método não deve ser usado em culturas sensíveis à saturação do solo na zona radicular ou em solos que formem crosta na superfície."
https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/253-IRRIGAÇÃO_NOVO.pdf
-
"por gotejamento, indicada para culturas de alto retorno econômico, "
Pareceu estranho, mas é cópia do que tá no Manual de Hidráulica do Azevedo Neto (9ª ed). Aliás, mtas questoes do cespe são de lá. Vale a leitura do capítulo, que é curto.
Segue trecho da resposta:
"Na irrigação por gotejamento, a água é levada ao pé da planta ou a um cocho úmido por uma extensa rede de tubulação fixa e de baixa pressão. A liberação da água para o solo é feita pontualmente através de gotejadores, na forma de gotas e em vazões reduzidas, entre 1 e 10 litros por hora, por gotejador.
Ela é indicada para culturas de alto retorno econômico. É um sistema que permite alta eficiência na distribuição da água (em média, 90% a 95%), economizando água e energia. Sua aplicação vem crescendo rapidamente.
(...)"
-
A irrigação pode ser dividida em: irrigação por superfície, que cobre áreas maiores, e a irrigação localizada com menor alcance.
Soares (1988) define a irrigação por inundação (ver figura) como um tipo de irrigação por superfície que se caracteriza pela aplicação de água ao solo, em forma de lâmina de água estagnada ou contínua, cobrindo totalmente a superfície do terreno.
FONTE: Portal Embrapa
É um tipo de inundação versátil que pode ser aplicada em exploração de culturas diversas como: da rizicultura, fruticultura, pastagens ou cereais, dependendo dos tipos de solos (argiloso ou arenoso).
Por outro lado, de acordo com Marquelli et al. (2001), a irrigação por gotejamento (ver foto) é um tipo de irrigação localizada, em que se aplica água diretamente no solo sem molhar a parte aérea das plantas e os frutos. A técnica de gotejamento reduz substancialmente a incidência de doenças fúngicas e bacterianas, o que aumenta a produtividade e a qualidade das culturas, além da maior eficiência com uso de água.
FONTE: Portal Agroclique.
A questão descreve corretamente os dois tipos de inundação e portanto está certa.
Gabarito do Professor: CERTO.
FONTE:
Azevedo Netto, José Martiniano de. Manual de Hidráulica. São Paulo: Edgard Bucher, 1998.
SOARES, José Monteiro. Sistema de irrigação por inundação. Embrapa. Petrolina, 1988..
MAROUELLI, W. A.; et al.Irrigação e fertirrigação do meloeiro por gotejamento. Embrapa.2001.