SóProvas


ID
252367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo à execução dos trabalhos de
auditoria em geral.

Considere que um auditor deseje focar, no exame dos contratos firmados por uma entidade, somente aqueles acima de determinado valor. Em face dessa situação, é correto afirmar que a amostragem será efetuada por conglomerados ou lotes, em que não há necessidade de uma lista da população da qual se deva extrair a amostra e é possível trabalhar-se com itens extremamente dispersos.

Alternativas
Comentários
  • Esse processo de amostragem em conglomerados, usa um grupo de pequenas unidades (subunidades), no lugar de unidades de amostras individuais, o que proporciona uma melhor percepção da variabilidade da variável de interesse (geralmente, Volume ou Área basal), isso é devido o conglomerado ser formado por um determinado número, de subunidades, que explicam a variabilidade dentro do conglomerado.

    Pela vantagem que o Processo de Amostragem em Conglomerados oferece no aumento da precisão com redução de custos, normalmente, esse Processo de Amostragem é aplicado quando a população a ser inventariada é muito extensa e a variável de interesse do levantamento apresenta grande heterogeneidade, com poucas condições de estratificação e em cujas áreas apresentam pouca infra-estrutura e é de difícil acessibilidade.

  • A amostragem por conglomerado possibilita inferência sobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes, uma amostra. Tal técnica de amostragem divide a população alvo, contratos firmados por uma entidade, em subpopulações, contratos firmados por uma entidade acima de determinado valor, ou grupos mutuamente excludentes e coletivamente exaustivas.

    Gabarito: Correto.

  • Creio que o correto seria Amostragem com Base em Valores:

    (c) Amostragem de unidade monetária é um tipo de seleção com base em valores, na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores monetários.

  • Pela definição, a amostragem por conglomerado é realizada de forma que os elementos da população sejam agrupados em conjuntos/grupos (chamados conglomerados) semelhantes homogêneos, mas internamente os elementos são heterogêneos. Após a seleção de conglomerados, todos os elementos são examinados. É muito útil quando a população é muito grande.

    Ou seja, a amostragem por conglomerado faz grupos semelhantes entre si, porém internamente heterogêneos. Por exemplo, em uma população com elementos do tipo A, B e C, ao amostrar por conglomerados, faremos, por exemplo, 3 grupos, cada um contendo elementos do tipo A, B e C, preferencialmente distribuídos de forma uniforme entre os grupos.

    Depois da divisão em conglomerados, examinamos todos os elementos do mesmo grupo (ou conglomerado, contendo amostras de elementos do tipo A, B e C) e aplicamos a conclusão aos demais, não analisados, por instrumentos estatísticos.


    No caso da questão, temos uma situação diversa. "O auditor deseja focar (...) somente aqueles acima de determinado valor." Ou seja, não é uma distribuição em grupos homogêneos entre si, porém heterogêneos internamente. Mas, sim, uma estratificação da população agrupando elementos semelhantes entre si.

    É o que encontramos descrito no apêndice 1 da NBC TA 530, "Estratificação e seleção com base em valor". Apresento alguns trechos:

    1. A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. 

    2. Na execução dos testes de detalhes, a população é geralmente estratificada por valor monetário. Isso permite que o trabalho maior de auditoria possa ser direcionado para os itens de valor maior, uma vez que esses itens podem conter maior potencial de
    distorção em termos de superavaliação.

    3. Os resultados dos procedimentos de auditoria aplicados a uma amostra de itens dentro de um estrato só podem ser projetados para os itens que compõem esse estrato. 


    Nesse caso da questão, não consigo entender porque classificá-lo como amostragem por conglomerados.

  • esta questão não serve...foi considerada como certa e ta com dois erros, o primeiro ja explicaram la em cima, e o segundo erro é de lógica...se o foco é nos contratos de maior valor, porque a questão fala na possibilidade de se trabalhar com grupos dispersos?

  • O melhor seria o auditor irá estratificar a amostra ou então adotar a amostragem proporcional ao tamanho (PPT/AUM). Essa parece ser a forma mais adequada para segmentar ou obter uma resposta em termos monetários. A questão parece que tem alguns "problema"s, não é uma "boa questão" para se estudar. Um conglomerado em auditoria seria, por exemplo, uma gaveta, um armário, um galpão, uma pasta, a pasta da filial X, algo assim. Não parece ser, portanto, um conglomerado, a forma mais assertiva de se identificar os valores mais altos", pois dentro dos conglomerados selecionados ( gavetas, por exemplo), teríamos valores grandes e pequenos, documentos X e Y etc.

    Resposta: errado ( oficial certo).

  • A questão afirma que "não há necessidade de uma lista da população da qual se deva extrair a amostra". No entanto, não existe amostragem sem que antes se defina a população a ser amostrada. A meu ver, a questão deveria ter gabarito alterado ou ser anulada.
  • Quanto mais você estudar auditoria, maior sua chance de errar essa questão.