-
GABARITO: C
As estruturas organizacionais formais podem ser dos seguintes tipos:
Funcional - é estruturada por função da empresa. Ex.: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing etc.
Territorial - é usada quando a empresa é dispersa. Ex.: região norte, região sul etc.
Produtos/Serviços – quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex.: têxtil, farmacêutico, químico etc.
Clientes - por tipo de cliente. Ex.: feminino, infantil etc.
Processos - etapas de um processo. Ex.: em uma indústria, tem os setores de corte, montagem, estamparia etc.
Projetos - a alocação de pessoas e recursos é temporária. Quando acaba um projeto, a equipe muda para outro. Ex.: uma construtora tem várias obras. Quando acaba uma construção, o pessoal e os equipamentos vão para outra obra.
Matricial (organização em grade) - a equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Ex.: em uma fábrica, a equipe de manutenção recebe ordens da gerência de manutenção e também da gerência de produção.
Mista - mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.
Fonte:
minhas anotações com base no comentário dos colegas do QC.
BONS ESTUDOS.
-
(2 - Geográfica) Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou área de mercado a ser servida pela empresa.
(1 - Por produtos e serviços) Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização.
(3 - Por processos) É utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou operacionais.
(4 - Por clientes) Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado.
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO BASE TERRITORIAL OU GEOGRÁFICA - É denominada departamentalização territorial, regional ou por localização geográfica. Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização em que o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. A presunção implícita nessa estratégia é que, onde os mercados estão dispersos, a eficiência pode ser melhorada se todas as atividades relacionadas com um produto forem agrupadas em uma área geográfica específica. Assim, as funções e os produtos/serviços – similares ou dissimilares – devem ser agrupados na base dos interesses geográficos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO/SERVIÇO - Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou serviço realizado. Todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço – mesmo que sejam dissimilares – devem ser agrupadas no mesmo departamento. Se o propósito da organização é produzir quatro produtos, as atividades A, B, C e D, requeridas para cada produto, devem ser agrupadas em cada departamento por produto.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS - Também denominada departamentalização por fases do processo, por processamento ou, ainda, por equipamento. É frequentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A diferenciação e o agrupamento são feitos por meio de sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e da disposição racional do equipamento utilizado. É o processo de produção dos bens ou serviços que determina a estratégia de diferenciação e agrupamento.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE - A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes – como idade, sexo, nível socioeconômico, tipo de consumidor, etc. – são a base para esse tipo de departamentalização.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
C