SóProvas


ID
2524249
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São identificados diferentes regimes no mercado cambial, que sofrem influências singulares de origem, em que se despontam a oferta e a demanda, além da política econômica usada como instrumento pela autoridade monetária, a exemplo do Banco Central do Brasil. Com base nesses regimes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) No regime de câmbio flutuante, a oferta de moeda estrangeira tem suporte nas divisas recebidas pelos exportadores.

( ) No regime de câmbio fixo ou misto, a política de intervenção da autoridade monetária, mediante adoção de “banda cambial”, por exemplo, independe de suporte de reservas cambiais.

( ) No regime de câmbio flutuante, quanto maior a taxa real de câmbio, maior a demanda por moeda estrangeira.

( ) No regime de câmbio flutuante, quanto menor a taxa real de câmbio, maior a motivação para a demanda por moeda estrangeira.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Sei não!

  • (V) No regime de câmbio flutuante, a oferta de moeda estrangeira tem suporte nas divisas recebidas pelos exportadores. => O cambio flutuante é aquela que a taxa de câmbio é determinada pelo mercado. Assim, se há muita ou pouca exportação, terá alta ou baixa entrada de moeda estrangeira no país - influenciando a taxa.

    (F) No regime de câmbio fixo ou misto, a política de intervenção da autoridade monetária, mediante adoção de “banda cambial”, por exemplo, independe de suporte de reservas cambiais. => Falando sobre o regime fixo, é um regime que depende da reserva cambial do país, já que ele intervém no mercado. Essa intervenção é por meio de operações com essas reservas.

    (F) No regime de câmbio flutuante, quanto maior a taxa real de câmbio, maior a demanda por moeda estrangeira => Sem olhar para o tipo de câmbio, se há um aumento na procura de dólares (muita demanda), o seu valor aumenta e a taxa desvaloriza (taxa alta). 

    (V) No regime de câmbio flutuante, quanto menor a taxa real de câmbio, maior a motivação para a demanda por moeda estrangeira. => Sem olhar para o tipo de câmbio, se há uma baixa procura de dólar (muita oferta), o seu valor diminui e a taxa valoriza (taxa baixa). 

    Qualquer dúvida ou sugestão de como melhorar esse comentário, manda mensagem =)