-
esse gabarito esta certo mesmo ???
-
Gab. E
As sociedades pré-capitalistas não privilegiavam as forças de mercado e assumiam algumas responsabilidades sociais, não com o fim de garantir o bem comum, mas com o intuito de manter a ordem social e punir a vagabundagem. Ao lado da caridade privada e de ações filantrópicas, algumas iniciativas pontuais com características assistenciais são identificadas como protoformas de políticas sociais [...] Essas legislações estabeleciam um “código coercitivo do trabalho” (Castel, 1998: 176) e seu caráter era punitivo e repressivo e não protetor (Pereira, 2000: 104)[...] (BEHRING; BOSCHETTI, 2008, p. 47/48).
FCC, nessa prova da PDE - RS, veio com tudo!
Ref.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
-
Complementando a referência do colega sobre Behring e Boschetti, ainda na página 48, no último parágrafo tem:
"Polanyi afirma que o princípio estruturador dessas leis era obrigar o exercício do trabalho a todos que apresentassem condições de trabalhar, e as ações assistenciais previstas tinham o objetivo de induzir o trabalhador a se manter por meio de seu trabalho. Associadas ao trabalho forçado, essas ações garantiam auxílios mínimos (como alimentação) aos pobres reclusos nas workhouses (casas de trabalho).
(BEHRING; BOSCHETTI, 2008, 48).
-
porque A esta errada? foi antes do pre capitalismo?
-
Vamos lembrar da Lei dos Pobres - Poor Law
-
Prova de nível altíssimo
-
Tb marquei letra A :(
-
Eu entraria com recurso! Em nenhum momento fala de "Assistencia social", eram ações sociais. Assistência Social já remete à política.
-
tb errei, coloquei A, gostei do comentário de Neurivon Silva
-
Resposta só sabe que já fez a leitura do texto! AFFF
FONTE: BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011
"Se as legislações sociais pré-capitalistas eram punitivas, restritivas e agiam na intersecção da assistência social e do trabalho forçado, o “abandono” dessas tímidas e repressivas medidas de proteção no auge da Revolução Industrial lança aos pobres à “servidão da liberdade sem proteção”, no contexto de plena subsunção do trabalho ao capital, provocando o pauperismo como fenômeno mais agudo decorrente da chamada questão social (BEHRING & BOSCHETTI, 2011 p.51)."
-
Prova complexa, com questões as vezes confusas, mas, até agora, com poucas possibilidades de recurso.
As questões têm cobrado leitura ativa/atenta dos textos de referência!