-
a) Errada - O Docker foi ganhando espaço como uma maneira de gerenciar contêineres no ambiente GNU/Linux e, depois de um ano de sua primeira versão, surpreendeu novamente lançando sua própria biblioteca deixando de lado as bibliotecas nativas que eram utilizadas para gerenciar o LXC e assumindo o controle dos drivers diretamente com o kernel.
b) Errada - O Docker tira proveito do recurso de Namespaces para prover um espaço de trabalho isolado para os contêineres. Sendo assim, quando um contêiner é criado, automaticamente um conjunto de namespaces também é criado para ele [...] O namespace cria uma camada de isolamento para grupos de processos.
c) Errada - Muitos desenvolvedores fazem uso de hypervisors, como VirtualBox, para executar máquinas virtuais (VMs) que virtualizam hardware físico como parte de um desenvolvimento multi-plataforma, testes e implementação de fluxo de trabalho. [...] No entanto, virtualização baseada em contêiner é muito mais leve. Cada contêiner é executado como uma instância isolada de espaço do usuário de um kernel de sistema operacional de hospedagem compartilhada. Embora o sistema operacional seja compartilhado, contêineres individuais têm interfaces de rede virtuais independentes, espaços de processo independentes e sistemas de arquivos separados.
d) Certo - Principais Funcionalidades do Docker
Contêineres facilmente portáveis: Você pode criar uma imagem de toda a configuração e aplicativos instalados em seu contêiner, transferir e instalar em um outro host desde que tenha um Docker previamente instalado.
e) Errada - Comparado à virtualização baseada em hipervisor, onde cada VM é executada em seu próprio sistema operacional, que só aumenta a sua utilização de recursos do sistema, os contêineres usam muito menos recursos de disco e memória.
fonte: http://blog.ti.lemaf.ufla.br/2016/05/09/docker-um-novo-conceito-de-virtualizacao-parte-1/
-
se estão começando a cobrar dockers, é questão de tempo começar a cobrar Kubernetes
Fui googlar e olha so
Sistemas virtualizados e containers são conceitos importantes para computação na nuvem. Para gerenciar grande número de servidores físicos, virtualizados e containers, utilizam-se ferramentas especializadas de configuração remota. Indique a afirmativa que descreve de forma CORRETA os conceitos relativos a sistemas virtualizados e containers e as ferramentas de gerenciamento disponíveis.
a)
Puppet e Ansible são ferramentas que tem a finalidade de simplificar o processo de gerenciamento de servidores remotos. Essas ferramentas funcionam apenas com servidores físicos ou virtualizados. Elas não suportam containers.
b)
Puppet e Ansible podem ser usados para gerenciar serviços virtualizados. Ansible é preferível por ser uma ferramenta multi-plataforma, enquanto Puppetfunciona apenas para Linux, pois todos os seus comandos remotos são executados via SSH.
c)
Containers e máquinas virtuais são sinônimos, pois ambos são usados para virtualizar o hardware que hospeda um sistema operacional completo, que pode ser diferente do sistema operacional da máquina física.
d)
Containers do tipo Dockers podem ser orquestrados apenas pelo Docker Swarm, que foi desenvolvido especificamente para suportar essa tecnologia de container.
e)
Kubernetes é uma ferramenta de orquestração que oferece recursos de gerenciamento para containers, como balanceamento de carga e migração sem perda de dados.
-
Docker(Gerencia Contêineres) não gerencia maquinas virtuais
-
d-
Docker developed a Linux container technology - one that is portable, flexible and easy to deploy. Containers are an abstraction at the app layer that packages code and dependencies together. Multiple containers can run on the same machine and share the OS kernel with other containers, each running as isolated processes in user space.
https://www.docker.com/resources/what-container