SóProvas


ID
2524714
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos de 1930 de grandes e importantes mudanças para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas". Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervor nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.


Considerando as colocações acima, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta: Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções abaixo. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A questão coloca que o período de governo de Vargas foi de grandes mudanças no mundo. Isto é fato, se considerar o avanço das ideias nazi-fascistas e a Segunda Guerra Mundial na Europa. Na questão, ambos os grupos estão errados, pois adotam uma visão reducionista do que foi o governo de Getúlio.

    Gab. E

  • Questão muito tendenciosa que se resolve basicamente por conta de raciocínio lógico. 

  • Questão mal elaborada

  • GETÚLIO VARGAS NÃO FOI BOM, MAS NÃO FOI UM GOVERNANTE TOTALMENTE RUIM, AO PASSO QUE ELE SABIA QUE "FAZENDO A VONTADE DO POVO", OS TERIA A SEUS PÉS. FOI ATRAVÉS DESSA "MÁSCARA" QUE VARGAS FOI TÃO IDOLATRADO E CONSEGUIU SE MANTER NO PODER DURANTE OS SEUS PRIMEIROS 15 ANOS DA PRIMEIRA ERA VARGAS.

    RESUMINDO, VARGAS FOI UM ESPERTALHÃO MALVADO COM CARA DE SANTINHO.

  • Questão horrível, como pode isso?

  • questão muito subjetiva, não?

  • Questão do tipo que se resolve por exclusão, falar que um dos grupos está errado já da pra excluir, o erro da C é do governo fraco e apático, é justamente o contrário, só sobra a E.

  • No meu entender, essa questão é muito subjetiva. O elaborador da questão colocou o seu entendimento subjetivo sobre Vargas como sendo a alternativa correta. As questões deveriam ser objetivas deixando de lado o entendimento subjetivo do elaborador.

  • Questão subjetiva em prova objetiva. Infelizmente, é mais comum do que se pensa.

  • Embora a questão seja bastante subjetiva, dá para fazer todas as eliminações exceto a E

    A) Essa afirmação não faz sentido nenhum, uma vez que o fato de Vargas ser visto como nacionalista é devido as suas políticas de nacionalismo econômico e as ideias nacionalistas que propagava, portanto, houve sim permanência no poder - Estado Novo duração de 15 anos e uma série de políticas contínuas, as nacionalistas.

    B) Essa alternativa dá para ser eliminada facilmente, todos nos sabemos que Vargas foi um ditador, inclusive a própria historiografia.

    C) Se Vargas fosse um governante fraco, não haveria de ser um dos presidentes mais estudados pela história.

    D) Muitas medidas nacionalistas foram tomadas durante seu governo, essa afirmativa não faz sentido algum.

    E) Aqui é a alternativa que não podemos descartar porque todas as outras são bem mais ridículas que essa e já foram eliminadas, embora essa tbm seja ridícula e fruto do subjetivismo do examinador.

    Gabarito E

  • mera opiniao.. é psicologia?

  • essa questão é inadmissível

  • Galera, é só raciocinar um pouco...

    A Era Vargas teve as duas vertentes, tanto a populista, como a autoritária.

    A questão é que as vertentes não relativizaram e julgaram com base em apenas um dos lados , ou seja, ambos estão errados porque estão baseados em uma postura absoluta e definitiva.