SóProvas


ID
2524720
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Brasil está inserido em uma cultura política de paz. Mesmo fazendo parte da América do Sul e sendo membro da Organização das Nações Unidas, evita atitudes extremas, o que, nem sempre acontece com culturas vizinhas. Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Fare) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center. A partir das informações acima, conclui-se que:

Alternativas
Comentários
  • O pior ataque em massa com armas de fogo nos EUA, realizado por um aposentado em Las Vegas, foi o 273º apenas em 2017, segundo a ONG Gun Violence Archive. Isto equivale a quase um incidente por dia --o dia 2 de outubro é o 275° dia do ano.

    https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/10/02/eua-registraram-273-ataques-com-armas-em-2017-quase-um-por-dia.htm?cmpid=copiaecola

  • Questão ridícula e mal elaborada, todavia, apresenta uma solução obvia e ao mesmo tempo faz o candidato se indagar o porquê de uma pergunta tão tosca como essa.

  • Em primeiro lugar é preciso observar o erro no nome das Forças Revolucionárias da Colômbia . A sigla é FARC e não FARE. Tal engano pode demandar que a questão seja anulada por confundir o candidato. Em segundo lugar a entrada da questão está baseada em um mito: a cultura política de paz do Brasil. A história oficial apresenta o país como “pacífico" e isso é demonstrado pela pouca participação com conflitos externos. 

    No entanto, essa análise pode ser considerada , no mínimo, parcial. O Brasil não tem um histórico de participação constante em conflitos externos mas, a violência política sempre foi ocultada ou minimizada. Os livros escolares apresentam pouco das lutas com demandas políticas ao longo de nossa história. No entanto, a pergunta se refere , acima de tudo, a problemas e questões que não são brasileiros, durante o séculos XX e XXI. 

    As conclusões apresentadas referem-se a acontecimentos na Europa, Oriente Médio e EUA. Todos fartamente comentados pela mídia falada e escrita.

    A) INCORRETA- Os métodos até podem ser , por vezes, semelhantes mas, normalmente os objetivos de guerrilhas e terrorismo não se aproximam. 

    B) INCORRETA- As Farc não tem, ou não tem mais, apoio internacional por conta de sua ligação com o narcotráfico. 

    C) CORRETA- Os ataques às torres gêmeas de Nova York e ao Pentágono em Washington, além de serem uma surpresa atingiram representações dos poderes econômico e político dos EUA

    D) INCORRETA- As Farc não tem motivação religiosa, até mesmo por sua base marxista. 

    E) INCORRETA – A atuação das Farc é restrita à Colômbia mas a Al Quaeda atuou em várias partes do globo, além de sua origem geográfica no Oriente Médio. 

    Gabarito do Professor: Letra C.