SóProvas


ID
2524759
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a instituição Ministério Público, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

     a) São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a INdivisibilidade e a independência funcional. 

     b)O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios faz parte dos Ministérios Públicos da União

     d) É vedado ao membro do Ministério Público exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.

     e) É função da Advogacia Pública exercer a representação judicial e a consultoria jurídica do Poder Executivo.

  • A - Errada - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. 

    B - Errada -

    MP da União: 

    a) o Ministério Público Federal;

    b) o Ministério Público do Trabalho;

    c) o Ministério Público Militar;

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.


    C - Correta - 

    D - Errada - Tem uma exceção, qual seja: exercer uma função de magistério

    E - Errada - 

    - Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    - Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

  • CF/88

     

    A - Artigo 127

    § 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

     

    B - Art. 128. O Ministério Público abrange:

    I - o Ministério Público da União, que compreende:

    a) o Ministério Público Federal;

    b) o Ministério Público do Trabalho;

    c) o Ministério Público Militar;

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

     

    C - Artigo 128:

    § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

    I - as seguintes garantias:

    (...)

    b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;

     

    D - Artigo 128:

    II - as seguintes vedações:

    (...)

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;

     

    E - Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    (...)

    X - exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

    Resposta:  C

  • A) Art. 127 [...] § 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

     

    B Art. 128. O Ministério Público abrange:

                  I - o Ministério Público da União, que compreende:

                               a) o Ministério Público Federal;

                               b) o Ministério Público do Trabalho;

                               c) o Ministério Público Militar;

                               d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

     

    C) Art. 128 [...] 

                         I - as seguintes garantias:

    b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;

     

    D) Art. 128 [...] 

                        II - as seguintes vedações:

                               d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;                     

     

    E) Art.129 [...] IX - exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.​  

     

    GAB. C

  • Errada a) São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a divisibilidade e a independência funcional. 

    CF 88. Art. 127:§ 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

     

    Errada b) O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios faz parte dos Ministérios Públicos dos Estados.

    O Ministério Público do Distrito Federal e Terrritórios faz parte do Ministério Público da União.

     

    Correta c)  A inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa, é garantia do membro do Ministério Público.

    § 5º I - as seguintes garantias:b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;

     

    Errada  d) É vedado ao membro do Ministério Público exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, sem qualquer exceção.

    Exceção:" salvo uma de magistério".


     Errada e) É função do Ministério Público exercer a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

    E vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

     

  • GABARITO: LETRA C

    ART. 128,§5, I - B.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a legislação extravagante dispõem sobre Ministério Público.

    A- Incorreta. O princípio correto é da indivisibilidade, não divisibilidade, o que significa dizer que os membros do Ministério Público podem ser substituídos uns pelos outros, não estando vinculados aos processos. Art. 127, § 1º, CRFB/88: "São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional".

    B- Incorreta. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios não faz parte dos Ministérios Públicos dos Estados, mas do MPU. Art. 128, CRFB/88: "O Ministério Público abrange: I - o Ministério Público da União, que compreende: a) o Ministério Público Federal; b) o Ministério Público do Trabalho; c) o Ministério Público Militar; d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; II - os Ministérios Públicos dos Estados".

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 128, § 5º, I: "Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: I - as seguintes garantias: (...) b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; (...)".

    D- Incorreta. A Constituição traz uma exceção: a de docente. Art. 128, § 5º, II: "Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: (...) II - as seguintes vedações: (...) d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério; (...)".

    E- Incorreta. Trata-se de vedação constitucional. Art. 129, CRFB/88: "São funções institucionais do Ministério Público: (...) IX - exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.