GAB C - V -F - F
Corrigindo o ITEM 3-
Gerenciamento da Continuidade do Serviço de TI: Preconiza que os dados críticos dos serviços de TI devem ser recuperados dentro do tempo acordado pelo negócio contratante.
Quanto mais rápida for a capacidade de recuperação dos dados, mais oneroso se torna o custo de se manter a estrutura que abriga a duplicidade do sistema.
Embora existam algumas semelhanças com os elementos do gerenciamento de disponibilidade, por ambos tratarem do tempo de resolução de interrupções de serviço, o GCSTI não se vincula diretamente nesse aspecto com o gerenciamento de capacidade.
No trecho abaixo (referência no final do texto), é possível verificar que o gerenciamento de capacidade possui um aspecto estratégico, pois gera por exemplo essa saída :
" ... O Plano de Capacidade é desenhado a partir da base dos dados do BDC (banco de dados da capacidade), dados financeiros, dados do negócio, dados técnicos, etc.. O plano é orientado para o futuro, tendo como base um período de pelo menos 12 meses..."
Anotação própria:
Gerenciamento de continuidade = backups simples ou elaborados dos dados críticos do negócio.
Por ex: os dados de movimentação e saldos de contas dos clientes de um banco.
Gerenciamento de capacidade = análise do uso da capacidade para tomada de decisões.
Por exemplo: monitorar se a capacidade atual está compatível com o nível de serviço acordo. Se não estiver, o plano de capacidade deve prever sua expansão.
Gerenciamento de Disponibilidade =
Recuperar disponibilidade do negócio em tempo preestabelecido. Visa a correção de falhas técnicas (nesse caso, não ocorre uma perda dos dados, mas sim uma indisponibilidade do canal ou da plataforma por onde se opera o serviço).
Por ex: Correção de uma linha de eletricidade doméstica.
Fontes:
https://www.profissionaisti.com.br/itil-gerenciamento-de-capacidade/
E aulas do Vitor Dalton no direção.
Questão antiga, mas que traz conceitos importantes.
II)Errado. O BDGC é usado para armazenar os parâmetros de Itens de Configuração. ICs são os ativos essenciais para a entrega do serviço
III)Polêmica. O processo de Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI é sim o responsável por restaurar o serviço após um desastre. Talvez a questão tenha sido considerada errada porque existe no ITIL 3 um processo exclusivo para demandas: Gerenciamento de Demandas.
Como não há gabarito VFV, o mais coerente é a letra C: VFF