SóProvas


ID
2526100
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os pesquisadores norte-americanos, na década de 30, tentaram explicar os fenômenos comunicacionais a partir da psicologia behaviorista, considerando que o comportamento dos indivíduos atingidos pela comunicação se dava em termos de estímulo/resposta e estabeleceram uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento após a recepção de uma publicidade. A base dessa teoria, construída sobre a possibilidade de manipulação do receptor com a finalidade de persuadi-lo, ficou conhecida como Teoria

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Agulha Hipodérmica ou Teoria da Bala Mágica:
    "O princípio dessa teoria é a de que os meios de comunicação têm efeito imediato e poderoso no público, modificando comportamentos, alterando atitudes e interferindo diretamente na mente das pessoas."

    Teoria da Comunicação, Luis Mauro Sá Martino, pág. 189

  • fenômenos comunicacionais a partir da psicologia behaviorista  = pode ir com fé que é Hipodérmica

  • Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria.

     

    A Teoria Hipodérmica analisa a mídia com embasamento no Behaviorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem como principal objeto de estudo psicológico o comportamento.

     

    Fonte: https://www.infoescola.com/comunicacao/teoria-hipodermica/

  • Gabarito do Professor

    A teoria formulada por Harold Lasswel no início do século XX tinha forte influência das premissas behavioristas e baseava-se na ideia de estímulo e resposta, na qual o indivíduo, ao ser impactado por uma mensagem, aceitaria tal estímulo sem resistência, ocasionando um retorno positivo e de acordo com os interesses do emissor. Segundo essa linha de estudo, o receptor recebe as informações provenientes da comunicação de massa, mas atua como ser atomizado e único, de modo passivo, condicionado e isolado de suas referências sociais.

    Vamos analisar as questões:

    A) CERTO. Assim como uma agulha penetra na pele para inserir a medicação no paciente sem dificuldades e assim como uma bala atravessa a carne prontamente, essa teoria recebeu os nomes de Teoria Hipodérmica e Teoria da Bala Mágica.

    B) ERRADO. A Teoria dos Efeitos Limitados, também conhecida como Teoria Empírica de campo, afirma que a mídia tem influência limitada sobre o indivíduo. Diferente do que ocorre na Teoria Hipodérmica, nesse modelo a mensagem sofre interferências sociais ao impactar as pessoas, e tem seu poder limitado.

    C) ERRADO. A Teoria Crítica, apresentada por Theodore Adorno, Walter Benjamin e Max Horkheimer, afirma que a mídia padroniza a arte assim como uma indústria faz com um produto. A cultura é vista como um mero objeto a ser comercializado na sociedade capitalista. Apesar de também tratar o receptor como alguém passivo, o foco dessa linha de estudos é a dominação do homem e o uso racional das técnicas de produção.

    D) ERRADO. A Teoria Funcionalista estuda a função da comunicação na sociedade. Nessa teoria, os pesquisadores buscavam responder à pergunta “O que as pessoas fazem com a comunicação?" As respostas são alertar os cidadãos contra perigos e ameaças, fornecer instrumentos para se realizar atividades e atribuir posição social e prestigio às pessoas. O foco dessa corrente, portanto, não era estudar os efeitos da comunicação nos indivíduos.

    E) ERRADO. A Teoria Estruturalista foi uma corrente formada por um grupo de estudiosos franceses, tendo como destaques Claude Lévi-Strauss e Ferdinand de Saussure, e que buscava entender as estruturas responsáveis pela produção do significado dentro de uma cultura. Seu não era estudar os efeitos da comunicação nos indivíduos.

    Com base nessas explicações, concluímos que a teoria, cuja base está na possibilidade de manipulação do receptor com a finalidade de persuadi-lo, é a Hipodérmica.

    Gabarito do professor: Letra A.