SóProvas


ID
2526250
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Baseados em diversos estudos sobre memória, sabemos que as lembranças diminuem paulatinamente com o tempo. Assim, um entrevistador deve ser muito cuidadoso e habilidoso ao avaliar uma criança e seu testemunho, pois

Alternativas
Comentários
  • A escuta de crianças e de adolescentes deve ser – em qualquer contexto – fundamentada no princípio da proteção integral, na legislação específica da profissão e nos marcos teóricos, técnicos e metodológicos da Psicologia como ciência e profissão. A escuta deve ter como princípio a intersetorialidade e a interdisciplinaridade, respeitando a autonomia da atuação do psicólogo, sem confundir o diálogo entre as disciplinas com a submissão de demandas produzidas nos diferentes campos de trabalho e do conhecimento. Diferencia-se, portanto, da inquirição judicial, do diálogo informal, da investigação policial, entre outros. 

    É vedado ao psicólogo o papel de inquiridor no atendimento de Crianças e Adolescentes em situação de violência. 

    a - certa

     

     

  • Em verdade, o critério memória passa despercebido quando se prioriza os critérios de regulamentação expressos nos itens D e E. Assim, aquele critério atua tão somente na criança e sua subjetividade, como esta tende a se manifestar ante a possibilidade de um testemunho, o que sequer invoca o conhecimento profundo da lei protetiva. Em si, é uma ótima questão - vale a leitura posterior da Resolução a título de revisão.

  • A

     

  • Sobre a Resolução 10/2010:

     

    A escuta de crianças e de adolescentes deve ser – em qualquer contexto – fundamentada no princípio da proteção integral, na legislação específica da profissão e nos marcos teóricos, técnicos e metodológicos da Psicologia como ciência e profissão. A escuta deve ter como princípio a intersetorialidade e a interdisciplinaridade, respeitando a autonomia da atuação do psicólogo, sem confundir o diálogo entre as disciplinas com a submissão de demandas produzidas nos diferentes campos de trabalho e do conhecimento. Diferencia-se, portanto, da inquirição judicial, do diálogo informal, da investigação policial, entre outros.

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2010 

     É vedado ao psicólogo o papel de inquiridor no atendimento de Crianças e Adolescentes em situação de violência. . 

  • Lembrando apenas que a referida resolução encontra-se suspensa em todo o território nacional

  • Resolução 10/2010 - SUSPENSA

  • Resolução 10/2010 - SUSPENSA

  • A Resolução CFP nº 10/2010 está revogada.

    "O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Resolução CFP nº 02/2020 , em 13 de março, a Resolução CFP nº 10/2010, por determinação da 1ª Vara da Justiça Federal do Ceará. A referida Resolução estava suspensa por força de decisão daquele juízo desde o dia 26 de abril de 2013, sendo mantida agora definitivamente ao . O CFP informa que diante da revogação todos os processos éticos-disciplinares que tenham por objeto a referida resolução devem ser arquivados.

    A deliberação foi tomada durante a Plenária do CFP, realizada em 13 de março de 2020."

    Fonte: https://site.cfp.org.br/revogada-a-resolucao-cfp-no-10-2010/