SóProvas


ID
2526862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Em relação ao conceito de ciência política e à legitimidade do poder político, julgue o item a seguir.


De forma geral, define-se ciência política como toda interpretação de fenômenos políticos fundada na observação dos fatos e na argumentação racional, em oposição às afirmações derivadas do senso comum.

Alternativas
Comentários
  • A ciência como forma de conhecimento

    Science as a kind of knowledge

     

     

    "É a partir destes aspectos (os elementos que compõem o processo de conhecer e as duas dinâmicas envolvidas nesse processo) que podem ser distinguidos diferentes tipos ou formas de conhecimento. A primeira forma de conhecimento normalmente identificada pelos autores que se dedicam à conceituação de ciência é o "senso comum". Trata-se de uma forma de conhecimento adquirido no cotidiano, empírico por excelência, normalmente adquirido por meio da experiência.

    É um conhecimento produzido e aprendido por intuição, acidente ou uma observação causal, mas pode ser também resultado de um esforço deliberado para a solução de um problema. É um conhecimento limitado pois "não é sistemático, nem eficiente e não permite identificar conhecimentos complexos ou relações abstratas" (Gressler, 2003: 27).

     

    (...)

     

    A ciência, pois, é uma forma de conhecimento que, compreendida num sentido mais específico, surge historicamente no século XVI, dentro do processo da Modernidade de ruptura com o mundo feudal e eclesiástico, embasada filosoficamente pelo Iluminismo e originada com o Renascimento. "O discurso científico tem a intenção confessada de produzir conhecimento, numa busca sem fim da verdade" (Alves, 1987: 170). Para conseguir alcançar esse conhecimento mais adequado, mais fiel à realidade, a ciência busca o desejado equilíbrio entre as duas dinâmicas do conhecimento, isto é, a constante renovação e a consolidação dos conhecimentos já construídos.

     

    Lakatos e Marconi (1986: 20) identificam como características do conhecimento científico: ser factual (lidar com ocorrências e fatos reais), contingente (a veracidade ou falsidade do conhecimento produzido pode ser conhecida através da experiência), sistemático (ordenado logicamente num sistema de idéias), verificável (o que não pode ser comprovado não é do âmbito da ciência), falível (não é definitivo, absoluto) e aproximadamente exato (novas descobertas podem reformular o acervo de idéias existentes).

     

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200014

     

    O item pediu o conceito de ciência política de "DE FORMA GERAL".

  • Ciência política é uma ciência social que se dedica ao estudo da actividade política como um fenómeno universal e necessário. A ciência política também se encarrega de desenvolver a teoria do Estado, a principal forma de organização social.

    Quantos a ir de contra ao senso comum: Hora, se é uma ciência e se a mesma estuda fenômenos sociais (actividade política), por muitas vezes vai de contra ao senso comum, que costuma não ter base científica (estudos).

     

     

  • A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.

  • Ciência Política surgiu como disciplina e instituição em meados do século XIX, período em que avançou como “Ciência do Estado” principalmente na Alemanha, Itália e França. De maneira mais ampla, a Ciência Política pode ser entendida como a disciplina que se volta para o estudo de qualquer fenômeno ligado às estruturas políticas de maneira sistemática, sempre apoiado na observação empírica rigorosa e fundamentado em argumentos racionais. Nesse sentido, a palavra “ciência” é usada como ideia oposta à noção de “opinião”, de forma que, como Noberto Bobbio* esclarece em seu Dicionário de Política, “ocupar-se cientificamente de política significa não se abandonar a opiniões e crenças do vulgo, não formular juízos com base em dados imprecisos, mas apoiar-se nas provas dos fatos.

    Trata-se, portanto, de uma disciplina das Ciências Sociais que lida com o estudo de sistemas de governo, análises de comportamento político e de atividades políticas em geral. Ela cuida, principalmente, dos atos e dos atores que participam de atividades políticas, considerando suas ações e o cenário em que essas ações são tomadas. Dedica-se, também, ao estudo dos processos de disputa política, isto é, os processos de embate em nome da distribuição de poderes.

    Fonte: http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/ciencia-politica.htm

  • GABARITO: CERTO

  • CERTO

    Tem por objetivo o estudo dos acontecimentos, das instituições, e das ideias. Sentido teórico (doutrina), sentido prático (arte), referindo-se ao: passado, presente e futuro.

    Fonte: Estratégia concursos