LETRA D
Após analisar o organograma da biblioteca, a diretoria da instituição decidiu propor uma mudança estrutural: reduziu o número de subdivisões, fazendo com que o número de subordinados de cada gerente ficasse bem maior e, com isso, aumentando a amplitude de controle de cada um deles. Com essa decisão, a diretoria estava visando obter maior
Descentralizar -> quando vc descentraliza o poder que estava concentrado no topo é expandido para diversos locais , ampliando assim o controle.
Questão que aborda a administração organizacional de uma biblioteca.
A divisão de tarefas de uma biblioteca em seções e departamentos pode levar a centralização ou descentralização das ações. Não existe certo ou errado sobre essas abordagens, visto que a admissão de uma ou outra postura é influenciada por fatores diversos como o tamanho da biblioteca, a quantidade de público atendido, a posição da biblioteca no organograma da instituição, sua força política dentro da organização, etc.
No caso específico apresentado na questão, a diretoria da biblioteca busca aumentar a amplitude de controle dos gerentes ficasse maior. Os gerentes passam então a controlar um maior número de processos, tarefas e serviços. Do ponto de vista da diretoria, que é o que a questão aborda, esse movimento é uma descentralização das tarefas (letra D), ou seja, cada gerente é responsável por um número de tarefas exonerando a alta direção destas responsabilidades.
Gabarito do Professor: Letra D .